Mergulhe! Natação favorece a memória, reduz ansiedade e impulsiona autoconfiança; Confira mais sobre esse esporte

Aprender uma nova habilidade e perceber que você está totalmente sozinho na água é empoderador

VIVA SAÚDE Publicado quarta 30 setembro, 2020

Aprender uma nova habilidade e perceber que você está totalmente sozinho na água é empoderador
Mergulhe! Natação favorece a memória, reduz ansiedade e impulsiona autoconfiança - Freepik

Quer começar a se exercitar e não sabe qual atividade física escolher para sair do sedentarismo? A natação é uma opção bem interessante!

Esse esporte é indicado para todos os tipos de pessoas, independentemente da idade, uma vez que trabalha bastante a parte aeróbica, colaborando para o fortalecimento cardiorrespiratório e para o condicionamento físico -- além de ajudar na perda de peso, também sendo uma ótima forma para relaxar e distrair a mente da rotina cotidiana.

Como prova do seu poder, um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, feita pelo pesquisador Joel Stager com nadadores acima de 25 anos, mostra que eles perdem menos massa muscular com o passar do tempo, têm artérias mais saudáveis, reflexos mais rápidos e melhor memória que a média das pessoas da mesma idade.

Mas, existem diversos outros motivos incríveis para fazer natação! Continue lendo para saber:

 

+++ VEJA TAMBÉM: Saiba o porquê atletas sofrem tanto com lesões no joelho

+++ VEJA TAMBÉM: Se exercitar ao ar livre combate a depressão e diminui o risco de desenvolver doenças; Veja mais

 

Ajuda a emagrecer


Uma aula de natação pode queimar, em média, entre 500 e 600 calorias por hora, dependendo da intensidade dos exercícios. O nado borboleta é o que mais derrete gordura, aproximadamente 770 Kcal/hora, seguido do estilo crawl. Costas e peito, empatados, são os que menos queimam — de 560 a 630 Kcal/hora.

Além disso, o fato de a água ser 800 vezes mais densa do que ar faz com que nadar exija muito mais esforço muscular e respiratório do que correr, por exemplo. Também, exercícios aquáticos são livres de impactos, o que reduz consideravelmente os riscos de dores e de lesões, sobretudo nas articulações.

 

Coração mais forte

Nadar traz um benefício enorme para o seu condicionamento aeróbico também. O exercício força seu corpo a aprender um novo padrão de respiração. “Ao expandir a profundidade e o volume de cada respiração, você força os pulmões e o coração a processar o oxigênio com mais eficiência”, afirmou o técnico de natação Earl Walton para a Woman’s Health Brasil. Dessa forma, o músculo do seu coração ficará mais forte.

 

Favorece a memória e a concentração

Fazer natação vai muito além do preparo físico. Praticar esportes com intensidade moderada também melhora a atividade cerebral, contribuindo para a memória e a concentração do atleta.

A prática regular de exercícios aumenta a produção e a liberação de serotonina e endorfina pelo organismo, deixando o cérebro de seus praticantes em estado de alerta e mais concentrado, melhorando a produtividade no trabalho, nos estudos e nas tarefas comuns do dia a dia.

Também aumenta a oxigenação do corpo, inclusive do cérebro, proporcionando uma maior atividade intelectual, o que também ajuda a potencializar o raciocínio.

 

Reduz o estresse e a ansiedade

O controle da respiração colabora para esvaziar a mente e manter o foco na atividade esportiva, afastando os problemas cotidianos. A liberação de alguns hormônios nessa atividade promove sensações de bem-estar, felicidade e relaxamento.

Além disso, o som de paz embaixo d’água, assim como as ondulações da piscina, também auxiliam a relaxar o corpo, aliviar dores, diminuir a tensão, acalmar a mente e melhorar o humor.

 

Mais confiança

A natação impulsiona bastante a confiança. Aprender uma nova habilidade e perceber que você está totalmente sozinho na água é extremamente empoderador. 

“Estabelecer uma meta de nadar a piscina toda ou mais pode ser uma experiência que mudará sua vida”, disse Walton. “É o que eu sempre vejo nesses anos como treinador e, na minha opinião, é possivelmente o maior benefício que a natação pode dar às pessoas”.

Último acesso: 03 Dec 2020 - 07:04:41 (432).