Publicidade
Benefícios e pontos negativos de se exercitar na parte da manhã e da noite – Pixabay/StockSnap

Você já deve ter ouvido alguém falar que prefere fazer exercícios bem cedinho ou no final da tarde. A verdade é que muito ainda é pesquisado sobre qual é o melhor horário para a prática, como um estudo realizado na universidade em Melbourne, Austrália, com um grupo de 24 homens com sobrepeso. A pesquisa constatou que tanto os exercícios de manhã quanto à noite melhoraram a aptidão cardiorrespiratória, mas os controles glicêmicos e o perfil metabólico tiveram resultados mais positivos na parte da noite. 

Publicidade

Mas, ainda não há nada que defina o melhor horário, uma vez que o famoso relógio biológico também exerce grande influência na performance da atividade. O ideal é alternar as atividades físicas no decorrer do dia. Além disso, seja de manhãzinha ou no fim da tarde, os dois momentos possuem pontos positivos e negativos. 

+++ Visualize! Concentração no objetivo é um método que pode facilitar a prática de exercícios

+++ Exercícios para os músculos com apenas um elástico! Confira formas de usar o equipamento

DE MANHÃ

Publicidade

Pontos positivos: geralmente, é praticado antes do início das tarefas diárias, como trabalhos e estudos. Por isso, melhora o humor antes de começar o dia. 

Ponto negativo: há mais chances de acontecer lesões, pois a temperatura do corpo costuma estar mais baixa nesse horário. 

FIM DE TARDE

Publicidade

Pontos positivos: ao contrário do horário oposto, esse é o momento em que a temperatura do corpo está mais alta, o que afeta na melhora da performance do exercício. Consequentemente, o risco de lesões também é menor. 

Pontos negativos: exercícios mais intensos podem afetar o sono, deixando a pessoa mais desperta e fazendo com que ela durma mais tarde. As consequências disso para o dia seguinte são fadiga e cansaço.
 

Publicidade