Publicidade

Costuma sentir dores nos joelhos durante e após as atividades físicas? Fisioterapeuta cita causas do problema e indica como resolver

Na coluna desta semana, o profissional Bernardo Sampaio sugere que os incômodos nesta região do corpo durante a movimentação estão associados à sobrecarga; saiba mais

Costuma sentir dores nos joelhos durante e após as atividades físicas? Fisioterapeuta cita causas do problema e indica como resolver – Freepik / jcomp

Infelizmente, as dores nos joelhos se tornaram problemas comuns entre pessoas que praticam frequentemente atividade física, principalmente aqueles que não mantêm um acompanhamento profissional.

Publicidade

Se isso está acontecendo, provavelmente você está realizando uma sobrecarga para além do que o seu joelho suporta. 

+ VEJA: Estique-se: melhore sua flexibilidade com estes 15 minutos de exercícios

Em vídeo feito exclusivamente para o perfil oficial do portal Viva Saúde no Instagram, o fisioterapeuta Bernardo Sampaio mostrou, a partir de uma reprodução do joelho humano, onde as dores do joelho geralmente ocorrem, no caso, na patela, que é também popularmente chamada de rótula.

“Geralmente a dor que dá é nessa região [patela]. A gente chama de ‘dor na frente’ ou ‘dor anterior do joelho’. Às vezes, o joelho incha, a pessoa fica com dificuldade para subir ou descer uma rampa, uma escada, por exemplo.”, explicou Bernardo.

Publicidade

+ VEJA: Grávida e ativa! Personal trainer indica quais os exercícios físicos ideais para gestantes

Em seguida, o profissional continuou: “Se isso está acontecendo, é porque provavelmente você está colocando mais carga, correndo mais do que o seu corpo está aguentado”.

O que fazer quando os incômodos nos joelhos surgem? “A sugestão é que você procure um especialista para avaliação, pois provavelmente um reequilíbrio muscular, uma conduta para melhorar esta articulação e o desenvolvimento vai ser o mais adequado”, finalizou.

Publicidade

Assista ao vídeo completo:

Publicidade