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Sem medo do pãozinho! Chef especialista em fermentação natural fala sobre mitos e verdades do alimento amado pelos brasileiros

Aprenda, também, uma receita especial de pão de queijo sem glúten e sem lactose ensinada por Marcelo Horta

VIVA SAÚDE Publicado terça 27 julho, 2021

Aprenda, também, uma receita especial de pão de queijo sem glúten e sem lactose ensinada por Marcelo Horta
Mitos e verdades sobre o pãozinho - Freepik

"O pão engorda, incha, atrapalha no emagrecimento e não pode ser ingerido por quem tem intolerância ao glúten. Esse produto, tão amado pelos brasileiros, é o verdadeiro VILÃO das dietas". Quantas vezes você já não ouviu alguma afirmação como essas?

Elas têm, sim, uma parcela de verdade, mas não... O pão não precisa ser o vilão da sua alimentação. Quem explica tudo que precisamos saber sobre o assunto é o chef e mestre padeiro Marcelo Horta, especialista em fermentação natural e em pães sem glúten.

Marcelo reúne os maiores mitos e verdades sobre o pão nosso de cada dia e ainda ensina uma receita deliciosa de pão de queijo sem glúten e sem lactose -- para fazer em casa e se deliciar. Que tal?

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Mitos:

1. Comer pão fará você ganhar peso

Contrariamente à crença comum, o pão não é inerentemente algo que engorda. Comido com moderação e como parte de uma dieta densa e equilibrada de nutriente, você pode definitivamente desfruta-lo, mesmo que seu objetivo seja a perda de peso. O ideal para esses casos é tentar evitar o pão branco, especialmente em excesso, uma vez que ele é desprovido de muitas vitaminas, minerais e fibras durante o processo de refinação. Por que isso é importante? A fibra encontrada em grãos inteiros e sementes, ajuda com saciedade e controle do apetite.

2. Glúten faz mal

Glúten só faz mal se você possui doença celíaca. O que faz mal é o trigo mal fermentado, resultado do processo comercial realizado atualmente, onde o pão tem que ficar pronto rapidamente.

3. O pão faz você ficar inchado

Não existe uma única causa dietética para o inchaço. No entanto o pão pode causar inchaço em muitos indivíduos, e isso pode ocorrer devido a vários fatores.

A maioria dos pães comerciais são feitos usando um processo industrial chamado Chorleywood Bread Process (CBP), que produz um “pão rápido e barato” usando enzimas e agentes melhoradores da farinha, sendo alguns indivíduos sensíveis a elas. Se você acha que o pão de forma comprado no supermercado incha, mas o pão artesanal de sua padaria local não, esse poderia ser o motivo.

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Verdades:

1. O pão integral é mais saudável do que o branco

O pão integral é, sem dúvidas, considerado a escolha mais saudável, porém, uma análise descobriu que muitos tipos de pães integrais industrializados contêm níveis mais elevados de açúcar do que os seus homólogos brancos. Além disso, diversas versões de pães marrons têm caramelo ou xarope adicionado à fórmula, tornando-os mais escuros e dando a ilusão de salubridade. Não há dúvida de que o pão integral (em vez do marrom) é o padrão ouro em termos de vitaminas, minerais e fibras.

No entanto, para evitar adição de açúcar ou outros edulcorantes sempre verificar o rótulo, procure padarias artesanais e busque orientações claras da massa que foi usada para a produção do pão.

2. O pão de fermentação natural é melhor e mais saudável

O pão feito com fermentação natural tem um índice glicêmico muito abaixo de sua contrapartida industrializada, facilitando inclusive a digestão no organismo. Além disso, os pães com fermentação natural podem ser armazenados por mais tempo por conta do ácido acético, inibidor de bolores que é produzido durante a fabricação do fermento natural.  O aumento dos teores de bactérias benéficas ao intestino é outra vantagem. E por fim, o pão de fermentação natural oferece diversos nutrientes ao organismo, graças à complexidade de suas composições.

3. Fazer pão em casa é fácil

Fazer pão de fermentação natural em casa não dá trabalho nenhum. Você dedica um minuto por semana pra cuidar do seu fermento e em troca terá pães saudáveis pelo resto da vida.

Que tal aprender uma receita de pão de queijo sem glúten e sem lactose para ver como é fácil?

Confira:

 

·         ​300g de polvilho azedo

·         200g de polvilho doce

·         3 ovos médios

·         10g de sal

·         400g de queijo lacfree

·         400g de água

·         150g de óleo

 

Modo de fazer

(Pode fazer em batedeira ou na mão mesmo)

1.       Em uma panela ferver a água com o óleo e o sal

2.       Num recipiente adicionar os polvilhos e escaldar com os líquidos fervidos

3.       Misturar bem com uma colher grande ou na batedeira

4.       Adicione os ovos, 1 de cada vez até incorporar tudo

5.       Adicione o queijo previamente ralado e termine de misturar

6.       Forme bolinhas e distribua sobre um tabuleiro levemente untado com óleo

7.       Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos ou até dourar

As bolinhas podem ser congeladas por até 90 dias, nesse caso congele assim que modelar (sem assar). Na hora de assar elas podem ir diretamente do congelador para o forno.

Rendimento: 40 bolinhas.

Delícia, não é mesmo? Deu até água na boca!

Último acesso: 04 Dec 2021 - 13:36:21 (2977).