Publicidade

Leite materno: aprenda a fazer picolé com o alimento para refrescar o seu filho

Pediatra explicou que a receita é ideal para refrescar as crianças nos dias quentes

Leite materno: aprenda a fazer picolé com o alimento para refrescar o seu filho – Pexels

O picolé de leite materno, também conhecido como peitolé ou tetolé, também pode servir como um refresco nos dias quentes, além de aliviar o desconforto provocado pela saída dos dentinhos, sabia?

Publicidade

O leite da mãe é um alimento perfeito para o bebê. Ele apresenta uma composição nutricional balanceada que não necessita da complementação de outros alimentos nas fases iniciais de desenvolvimento, fornecendo anticorpos, substâncias antimicrobianas, anti-inflamatórias e enzimas.

“O picolé do leite materno é bastante nutritivo, além de ser muito saudável. O alimento é completo e protege o bebê contra doenças como diarreia, alergias e até algumas doenças respiratórias e também reduz as chances de obesidade, melhora a digestão e reduz as cólicas”, explicou a pediatra Thatiana Peixoto.

Para preparar o leite para o sorvete, antes de qualquer coisa, é preciso alguns cuidados com a ordenha, como lavar as mãos, para evitar a contaminação.

+++ VEJA TAMBÉM: Tchau, TPM! Médico indica que diminuir consumo de carne vermelha pode aliviar os sintomas do período pré-menstrual
+++ VEJA TAMBÉM: Não exagere! Frutas secas, cacau e água podem fazer mal em excesso; veja mais

Publicidade

“O leite pode ser retirado de forma manual ou com a bomba. Se for manual, é necessário massagear as mamas e encaixar uma das mãos no formato de um C na parte debaixo e com a outra mão empurrar o leite da parte externa até a parte interna dos seios. Caso opte pela bomba, não esqueça de esterilizá-las antes de todo o processo”, lembrou.

A médica destacou que antes de colocar o leite nas forminhas para formar o picolé, é preciso higienizá-las com água fervente, deixando o objeto de molho por quinze minutos.

É preciso seguir o mesmo cuidado e a orientação de como se fosse estocar o leite. É importante lembrar que o alimento deve ser armazenado em vasilhame livre de BPA”, observou Thatiana Peixoto.

Publicidade

E, a duração do leite no congelador tem validade de quinze dias, contando a partir da data que foi retirado. Para as mamães que ficam preocupadas das crianças tomarem gelado, a pediatra avisou que não há problemas, a não ser que já esteja resfriada, gripada ou com dor de garganta.

“O peitolé deve ser consumido em alternância com um pouco de água em temperatura ambiente, para ‘quebrar o gelo’. Isso porque o líquido neutraliza a temperatura da boca e da garganta, evitando que elas fiquem geladas por muito tempo”, finalizou.

Publicidade