Leite condensado de coco; Aprenda a fazer essa deliciosa e saudável receita vegana

O coco pode ser uma ótima opção para substituir o leite de origem animal

VIVA SAÚDE Publicado quinta 27 agosto, 2020

O coco pode ser uma ótima opção para substituir o leite de origem animal
Leite condensado de coco; Aprenda a fazer essa deliciosa e saudável receita vegana - Freepik

Você conhece os benefícios do coco? A sua gordura é composta por ácidos graxos muito importantes para a saúde. Se combinada com uma alimentação saudável, ela ajuda a proteger o coração e tem ação anti-inflamatória. Além disso, auxilia a manter o peso corporal adequado e, é uma boa opção para diabéticos por não causar picos na glicose sanguínea.

Existe um grande número de pessoas que são intolerantes à lactose ou que por questões éticas, ecológicas ou de saúde, resolvem abolir o consumo de leite de vaca. Por isso, como opção alternativa e substitutiva ao leite de origem animal, recorrem a ingredientes vegetais, como o coco.

+++ VEJA TAMBÉM:  Para se esbaldar! Aprenda a fazer chips de coco e comer sem medo de ser feliz

+++ VEJA TAMBÉM: Veja como preparar uma trufa vegana com apenas 2 ingredientes para comer sem culpa ou presentear os amigos!

O leite condensado de coco pode servir como calda de sorvetes, bolos ou frutas. Confira a deliciosa receita da youtuber Denise Kuperman:

 

 

Confira a receita por escrito:

Ingredientes

  • 500g Polpa do Coco Seco (medida sem a pele marrom). Corresponde a cerca de 2 cocos pequenos ou 1 e 1/2 cocos grandes
  • 500ml de Água Fervente
  • 1 xícara Açúcar Demerara

Preparo

  • Tire a polpa do coco e “descasque” a pele marrom com um descascador de legumes e com a ajuda de uma faquinha. Observação: apoie o pedaço do coco e corte sobre e na direção da tábua para não correr o risco de cortar sua mão.
  • No liquidificador, bata a metade do coco com toda a água fervente até triturar bem.
  • Coe em um pano por cima de uma peneira (sugestão-ou coador de voal) até a última gota
  • Ferva esse primeiro leite e, em seguida, leve-o ao liquidificador com a segunda metade do coco. Bata bem.
  • Novamente, coe no pano por cima da peneira (ou coador de voal) até a última gota.
  • Leve esse leite final à uma panela grossa de boca larga com o açúcar, em fogo alto. Mexa sempre, sem parar, até reduzir bem e virar um líquido encorpado.
  • Para saber se está no ponto certo, derrame uma gota grande em um prato frio. Para estar no ponto, a gota deve escorrer devagar no prato.
  • O tempo de cozimento para o leite ficar no ponto dependerá do tamanho da panela, pois, se a panela for bem grossa e larga, demora em torno de 10 a 15 minutos. Quanto menor a panela, mais tempo irá precisar para chegar ao ponto.
  • Após atingir o ponto de leite condensado, transfira para uma batedeira e bata até esfriar por completo, essa etapa é que vai incorporar AR no leite condensado e deixá-lo mais consistente.

 

Rende mais que uma lata de leite condenado tradicional.
Armazene este leite condensado em pote fechado na geladeira. Gelado, o leite condensado adquire consistência mais firme.
 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 09:32:58 (196).