Publicidade

Procedimento para rejuvenescer o pescoço: é possível?

Fatores comuns da pandemia como maior estresse, videoconferências mais frequentes e uso constante do celular fizeram com que pacientes cada vez mais jovens buscassem formas de combater rugas e flacidez na região do pescoço, como a cirurgia de lifting

Rejuvenescer o pescoço: é possível? – Freepik/ cookie_studio

Quando o assunto é rejuvenescimento, o pescoço, por muito tempo, passou despercebido, afinal, os esforços para combater o envelhecimento, em sua maioria, sempre estiveram voltados para o rosto. Mas esse cenário parece estar mudando. Para se ter uma ideia, mesmo com os consultórios fechados por boa parte de 2020, mais de 160 mil pessoas realizaram liftings de pescoço nos Estados Unidos no último ano, segundo dados da American Society of Plastic Surgeons.

Publicidade

E o aumento na busca por procedimentos capazes de rejuvenescer a região também parece estar ocorrendo em território nacional, principalmente entre pacientes mais jovens, devido a fatores como o maior uso de celulares durante a pandemia. “Recentemente, o número de pacientes jovens com rugas do pescoço vem aumentando, o que tem relação com o efeito da postura que eles adotam ao olhar para baixo quando usam smartphone ou outros dispositivos. Isso porque a pele do pescoço é muito fina, praticamente sem glândulas sebáceas, com espessura próxima a dois milímetros, pouco hidratada e onde há grande movimentação natural pela própria dinâmica da região. Logo, a inclinação frequente da cabeça para baixo a fim de olhar o celular, tablet ou outro dispositivo favorece o surgimento precoce dos sinais de envelhecimento e a formação de sulcos na região”, destaca a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

Outro fator que contribuiu para esse aumento foi o maior número de videoconferências realizadas durante a pandemia, que fizeram com que nossa atenção se voltasse com mais frequência para o pescoço. “As reuniões de videoconferência possuem grande impacto no aumento da procura por procedimentos estéticos, pois, nesses momentos, temos mais contato com a nossa aparência, o que faz com que notemos alterações que antes passavam despercebidas, sendo normal então querermos tratá-las”, diz o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A aceleração do processo de envelhecimento da região devido ao maior estresse que estamos sentindo na pandemia também é um dos fatores envolvidos nessa maior busca por procedimentos. “Isso porque, em momentos de estresse e ansiedade, nosso organismo libera uma maior quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que promove um quadro inflamatório do tecido cutâneo, favorecendo assim o envelhecimento da pele com consequente surgimento de flacidez e rugas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E todos esses fatores só são agravados pelo fato de o pescoço ser esquecido na hora da rotina skincare. Logo, o resultado só poderia ser o aumento na busca por procedimentos estéticos para o rejuvenescimento do pescoço, principalmente o lifting. “O lifting de pescoço tem como objetivo tratar as estruturas da região de modo a combater a flacidez e rugas e devolver o contorno do local. Feito sob anestesia geral ou local, o procedimento é realizado através de um corte na região anterior da orelha, ao redor do lóbulo e avançando para dentro do cabelo. A partir disto é feito o descolamento da pele da face e do pescoço, o reposicionamento da musculatura e o reposicionamento e retirada do excesso de pele”, diz a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Toda a tensão da tração do músculo é feita com pontos internos e não há qualquer tensão na pele, o que resulta em cicatrizes de boa qualidade e resultados naturais. As cicatrizes, apesar de extensas, são muito bem escondidas em dobras e linhas já existentes, ficando assim imperceptíveis”, afirma a especialista.

Mas o lifting de pescoço não é a única solução para a flacidez e as rugas na região do pescoço. Por exemplo, em casos mais leves, em que os sinais do envelhecimento não são muito evidentes, é possível apostar também nos injetáveis, como o Skinbooster. “O Skinbooster utiliza um ácido hialurônico bem ‘fininho’, com uma densidade pequena, para principalmente hidratar, mas também favorecer a reestruturação da derme e estimular o colágeno da mesma região, assim melhorando a qualidade da pele e tornando-a mais firme”, afirma o Dr. Mário Farinazzo. Também existem tecnologias capazes de rejuvenescer a região, como o Surgical Derm, que é indicado principalmente para o tratamento de rugas profundas no pescoço. “O Surgical Derm é um plasma endodérmico que penetra na pele através de pequenos orifícios e se espalha na derme. Com isso, há uma grande contração da pele, que reduz de forma eficaz as rugas com resultado percebido já na primeira sessão. Seu grande diferencial está no fato de fazer a sublimação (passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso) da pele sem carbonizá-la, o que torna o procedimento mais seguro e confortável”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicidade

É possível até mesmo unir injetáveis e tecnologias para potencializar ainda mais o tratamento do pescoço. Um exemplo é o protocolo conhecido como Collagen Neck Sculpt, que combina a aplicação de bioestimulador de colágeno com ultrassom microfocado, sendo ideal para tratar a flacidez do pescoço. “Nesse protocolo, tanto o bioestimulador quanto o ultrassom agem estimulando a produção de novas fibras de colágeno para devolver sustentação, elasticidade e firmeza. Então, há um super estímulo da produção de colágeno que é perfeito para combater a flacidez no pescoço, além de também melhorar as rugas e o contorno da região. Os resultados são excelentes, mas não são imediatos, já que pode demorar cerca de um a dois meses para a produção de colágeno proporcionada pelos procedimentos atingir seu ápice. Mas o protocolo não possui downtime e o paciente pode retornar imediatamente as suas atividades”, destaca a Dra. Paola Pomerantzeff.

Além disso, podemos prevenir e tratar o envelhecimento do pescoço em casa, através da adoção de alguns cuidados com a pele da região. Aplicar o protetor solar diariamente é um deles: “Muita gente se esquece do pescoço na hora da fotoproteção. Esse erro faz com que os sinais de idade apareçam mais rapidamente por ali, já que um dos malefícios dos raios UV é o envelhecimento precoce. O protetor deve ser aplicado todos os dias, e o fator de proteção deve ser de, no mínimo, 30”, diz a Dra Paola. Outros aliados da pele do pescoço são os cremes anti-idade, principalmente os que contam com ingredientes antioxidantes. “O Resveratrol Mimético é um poderoso antioxidante capaz de proteger contra a radiação ultravioleta e retardar o processo de envelhecimento, além de também possuir possui múltiplo mecanismo de ação no combate às manchas”, destaca o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, e consultor científico da Età Cosmetics.

No entanto, em casos em que a flacidez e as rugas do pescoço são muito acentuadas, a única solução realmente eficaz é mesmo o lifting da região. “Por isso, antes de optar por qualquer procedimento, o mais importante é que você consulte um médico, que poderá realizar uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso de acordo com a gravidade dos sinais de envelhecimento”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.

Publicidade

FONTES:

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. www.robertapadovan.com.br

Publicidade

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

*DR GUSTAVO SACZK: Dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Formado pela Universidade Federal do Paraná, o Dr Gustavo Saczk atua em sua clínica localizada em Curitiba e também ministra cursos Hand On para médicos.

Publicidade