Publicidade
Brasil irá aplicar vacina contra Covid-19 em crianças – Freepik/freepik

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, no dia 16 de dezembro de 2021, e a manifestação favorável da comunidade científica brasileira sobre a imunização nesta faixa etária, o Ministério da Saúde anunciou uma decisão nesta quarta-feira, 05: o grupo será incluso na campanha de vacinação contra Covid-19

Publicidade

Outra questão importante é que não será obrigatória prescrição médica para imunizar o grupo. Ainda, a dose de intervalo entre as duas etapas da vacinação foi estipulada em oito semanas e a aplicação será feita com ordem de prioridade no grupo infantil: 

  • Crianças com comorbidades e deficiências permanentes;
  • Indígenas e quilombolas;
  • Crianças que convivem com pessoas que estão dentro do grupo de risco para o agravamento da doença;
  • Crianças sem comorbidades. 

+++ Atenção! Com aprovação de vacina da Pfizer em crianças, Anvisa lista detalhes importantes para os pais observarem na hora da imunização

+++ Comunidade científica se posiciona em relação à vacinação em crianças, com imunizante da Pfizer

LOTES DA VACINA DA PFIZER PARA CRIANÇAS

Conforme o Ministério da Saúde, o primeiro lote com as doses da vacina está previsto para chegar no país no dia 13 de janeiro – neste mês, a pasta estima que cheguem 3,74 milhões de doses.

Publicidade

A Pfizer confirma que firmou acordo com o Governo Federal para o fornecimento inicial de 20 milhões de doses de sua vacina para uso em crianças de 5 a 11 anos de idade, com entrega estimada para o 1º trimestre de 2022. As doses direcionadas à imunização da faixa etária entre 5 e 11 anos começam a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir da semana de 10 de janeiro”, disse a farmacêutica, em nota. 

O estado de São Paulo, por exemplo, informou nesta quarta-feira que a vacinação do grupo infantil começará assim que o Ministério da Saúde distribuir o imunizante. “O governo de São Paulo já definiu e tem pronto o seu plano para vacinar todas as crianças do estado entre 5 e 11 anos”, disse o governador João Doria, em coletiva.

Publicidade