Publicidade

Fim da pandemia, volta da correria? 4 dicas ideais para você manter a beleza e jovialidade

Com a vida voltando ao normal, a correria volta a ser o ingrediente da rotina; se você está perdido nos cuidados de beleza, aqui está um guia prático para ajudar

5 dicas ideais para você manter a beleza e jovialidade mesmo na correria – Freepik

A retomada das atividades diárias pode ter bagunçado os cuidados de beleza. O fato é que, cada vez mais, sentimos que o dia tem menos tempo, mas mesmo assim ainda é possível e altamente importante priorizar os cuidados com a pele.

Publicidade

Em casa ou na clínica, muita coisa pode ser feita, mesmo para quem vive correndo e “sem tempo”.

Abaixo, especialistas contam as principais estratégias para manter a beleza e jovialidade, driblando a vida corrida: 

Aposte no Skin Fasting

Menos é mais – e poupa tempo. “A pele responde bem a um tratamento direcionado e não a um volume muito grande de produtos aleatórios aplicados sem orientação”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O método de skincare conhecido como skip-care, skin fasting ou skinimalismo enxuga etapas “desnecessárias” para manter sua pele bem cuidada e uma rotina de três passos: um sabonete de limpeza, um hidratante e um filtro solar (usados nessa ordem). 

Publicidade

Priorize o protetor solar, sempre.

O protetor é o último produto a ser utilizado e vem acima de todos os cremes – e em hipótese nenhuma ele deve ter seu uso negligenciado (um dia sequer). Você pode esquecer de passar batom, mas não saia de casa sem seu protetor solar. Isso porque os raios do sol aumentam a produção de radicais livres na pele, causando o chamado fotoenvelhecimento. “Sem protetor solar, a exposição à luz ultravioleta do sol quebra o tecido conjuntivo (fibras de colágeno e elastina) que se encontram nas camadas mais profundas da pele. Essa ruptura faz com que a pele ceda e enrugue prematuramente. A exposição desprotegida à radiação ultravioleta também promove um aumento na produção de melanina, que é o pigmento responsável por conferir cor à pele. Entre os sinais além das rugas e flacidez, estão as melanoses solares, manchas de diferentes tons de castanho, variando de milímetros a alguns centímetros de diâmetro, em áreas expostas ao sol, dentre elas o colo e pescoço”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. 

De olho nos injetáveis.

Publicidade

Quem tem pouco tempo e precisa melhorar a qualidade da pele, um caminho interessante é o skinbooster: “Ele é um ‘hidratante injetável’ que estimula o colágeno e melhora as linhas sem paralisar a musculatura (diferente da toxina botulínica)”, explica a dermatologista Dra. Paola. “O skinbooster é um procedimento que se faz para aumentar a hidratação da pele. Ele se faz com ácido hialurônico bem fino, em uma densidade bem pequena. E a aplicação é feita com uma agulha em vários pontos distribuídos na pele, com uma distância pequena (mais ou menos 0,5cm). Depositamos o ácido hialurônico logo abaixo da pele. E esse depósito de ácido hialurônico nesses locais vai favorecer a reestruturação da derme, então a pele vai ficar um pouco mais firme, mas o principal efeito que temos com esse procedimento é a hidratação daquela região”, destaca o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O ácido hialurônico é uma molécula normalmente fabricada pelo nosso organismo que sustenta a estrutura da pele.

Tratamentos ultrarrápidos.

A tecnologia na estética está, cada vez, mais surpreendente! O laser de picossegundos Pico Ultra 300 é extremamente rápido e potente para destruir o pigmento causador das manchas, atuando como grande aliado no combate ao melasma, segundo a dermatologista Dra. Andressa Soares de Deus, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Atuando por efeito fotomecânico quase puro, o laser de picossegundos leva a um clareamento impactante com baixo risco de hiperpigmentação pós-inflamatória, já que há pouco efeito fototérmico. A grande vantagem é que há uma resposta clinicamente visível já nas primeiras sessões, que deixa o paciente satisfeito e estimulado a completar o tratamento”, afirma a Dra. Andressa. Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Pico Ultra 300 é um avanço em lasers e pode ser utilizado inclusive para o rejuvenescimento da pele, tratamento rugas, olheiras, textura da pele e flacidez. “Sem downtime, o procedimento rejuvenesce de forma que o paciente, após a sessão, pode voltar imediatamente à rotina diária”, finaliza o dermatologista.

Publicidade

FONTES:

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

Publicidade

*DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. www.robertapadovan.com.br

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

*PATRÍCIA FRANÇA: Farmacêutica e gerente científica da Biotec Dermocosméticos.