Publicidade

Estresse na pandemia pode prejudicar saúde e beleza da pele; saiba como evitar e reverter o problema

Aumento de casos e mortes por COVID-19 e rotina ainda desestabilizada são fatores que causam estresse e ansiedade em grande parte das pessoas, o que pode afetar a pele, favorecendo o aparecimento de flacidez, rugas e manchas

Como cuidar da pele para não deixar que o estresse da pandemia a prejudique – Freepik

Desde seu início, o cenário da pandemia já mudou muito, com períodos intercalados de quarentena e flexibilização e o começo das campanhas de vacinação. Apesar disso, hoje ainda nos deparamos com um alto índice de mortes e novas infecções confirmadas por Coronavírus e a nossa rotina segue abalada. Como resultado, muitas pessoas estão sofrendo com altos níveis de estresse e ansiedade, o que, além de prejudicar nossa saúde mental e até mesmo a imunidade, também pode ter efeitos na aparência da nossa pele. “Isso porque, em momentos de estresse e ansiedade, nosso organismo libera uma maior quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que promove um quadro inflamatório do tecido cutâneo, favorecendo assim o envelhecimento da pele com consequente surgimento de manchas, flacidez e rugas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicidade

Como se não bastasse, o estresse também afeta a qualidade do sono e, consequentemente, da pele. “O corpo precisa de descanso para se reestabelecer depois das atividades do dia-a-dia e o sono é o responsável por essa função, restaurando a pele e outros órgãos do corpo. Logo, quando não dormimos direito, não permitimos que as células sejam renovadas, o que altera o aspecto da pele e predispõe o aparecimento de rugas”, diz explica o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Além disso, o estresse ainda causa uma alteração da flora intestinal, aumentando a absorção de substâncias que ampliam a quantidade de radicais livres, principais envolvidos no processo de envelhecimento da pele por causarem a destruição das fibras de colágeno”, destaca a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do American College of LifeStyle Medicine.

Por isso, durante esse período de pandemia, é importante adotar medidas para gerenciar e diminuir o estresse, evitando assim que a qualidade, aparência e saúde da pele sejam prejudicadas. “Para reduzir o estresse e a ansiedade, é interessante, por exemplo, que você dedique parte do seu dia para fazer aquilo que gosta. Procure por práticas de autoconhecimento, como a meditação, ou então invista em hábitos que te dão prazer, como ler e aprender a cozinhar”, sugere a Dra. Eloisa Pinho, ginecologista e obstetra da Clínica GRU. Segundo a médica, a prática regular de exercícios também é fundamental. “Quando nos exercitamos, o organismo libera substâncias que ajudam a controlar o estresse e promovem sensação de bem-estar.”

Além disso, é importante que você invista em uma rotina diária de cuidados com a pele, que, além de prevenir as alterações causadas pelo estresse, ajudará na redução do estresse em si. “Cuidar da pele é uma ótima maneira de manter a cabeça no lugar, pois o toque ajuda a reduzir os níveis de cortisol e estimula a parte do sistema nervoso que acalma o corpo e a mente”, explica Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

E cuidar da pele é simples. Mas é importante utilizar produtos que sejam adequados para o tratamento do tecido cutâneo. Então, inicie sua rotina skincare realizando a higienização com produtos formulados especificamente para a pele do rosto. Dê preferência para sabonetes que contenham uma fórmula suave e livre de substâncias como álcool, sabão, detergentes e fragrâncias. Além disso, de uma a duas vezes por semana, complemente a higienização com um esfoliante. “A esfoliação estimula a renovação celular, desobstrui poros e remove células mortas e impurezas, além de melhorar a permeação de ativos que serão aplicados em seguida”, diz a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

Publicidade

Após a higienização, invista na hidratação com produtos específicos para o seu tipo de pele. “Quem tem a pele mais oleosa ou mista, por exemplo, deve buscar por hidratantes com textura mais fluída para evitar que a pele fique congestionada. Uma ótima opção nesse sentido são os séruns e os géis, que também são excelentes para quem possui a pele normal, já que hidratam sem interferir muito no equilíbrio natural da pele. Já peles secas devem apostar em veículos mais pesados que vão ajudar a formar um filme sobre a pele, como os cremes, balsámos e óleos”, aconselha o Dr. Maurizio Pupo, pesquisador e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. 

Para finalizar a rotina skincare, não se esqueça de aplicar um fotoprotetor. “O ideal é que o filtro solar contenha proteção eficiente contra as radiações UVA e UVB, além de também proteger da luz visível e do calor. Ou seja, o produto precisa fornecer uma proteção de amplo espectro. Além disso, deve ser reaplicado diversas vezes ao longo do dia para manter sua eficácia”, recomenda a Dra. Letícia Bortolini, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No entanto, quem já está sofrendo com os efeitos do estresse na pele encontra a solução para o problema nos procedimentos estéticos. Por exemplo, para tratar as manchas que surgem conforme envelhecemos podemos apostar no laser Pico Ultra 300, que age através de um efeito mecânico capaz de causar uma microfragmentação no pigmento responsável pela formação das manchas, que é então eliminado pelo organismo. “Uma das grandes vantagens do equipamento está justamente no fato de trabalhar por meio de reações fotoacústicas sem que haja conversão para um efeito fototérmico, o que possibilita o uso de energias altíssimas para potencializar resultados, mas com desconforto reduzido”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicidade

Já para tratar as rugas é possível investir nos tratamentos injetáveis, como a aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico ou até mesmo uma associação das duas substâncias, procedimento conhecido como LitLift. “O LitLift é o procedimento ideal para promover rejuvenescimento e melhora geral da aparência da pele de forma rápida e natural. Enquanto a toxina botulínica age paralisando a musculatura e diminuindo rugas de expressão, o preenchimento com ácido hialurônico confere volume e hidratação ao rosto”, diz o Dr. Mário Farinazzo. Mas vale ressaltar que os resultados da aplicação de substâncias injetáveis são temporários.

Então, quem deseja resultados definitivos deve apostar em procedimentos como a cirurgia de lifting facial, que tem como objetivo reverter o envelhecimento da face, amenizando sinais da idade como rugas, sulcos faciais e flacidez para conferir um aspeto mais jovem e descansado ao rosto. “Podendo ser realizada tanto no rosto inteiro quanto uma área especifica, a ritidoplastia é feita por meio de cortes que permitem que o profissional tracione a pele, remodelando e reposicionando os tecidos para amenizar rugas e vincos e recuperar os contornos faciais”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas antes de optar por qualquer procedimento, o mais importante é que você consulte um médico, já que apenas ele poderá recomendar o tratamento adequado após uma avaliação profunda de sua pele.


FONTES:

Publicidade

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DRA. ELOISA PINHO: Ginecologista e obstetra, Pós-graduada em ultrassonografia ginecológica e obstétrica pela CETRUS. Parte do corpo clínico da clínica GRU Saúde, a médica é formada pela Universidade de Ribeirão Preto, realiza atendimentos ambulatoriais e procedimentos nos hospitais Cruz Azul e São Cristovão, além de também fazer parte do corpo clínico dos hospitais São Luiz, Pró Matre, Santa Joana e Santa Maria.

*ISABEL LUIZA PIATTI: Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, embaixadora do CIA – Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.

Publicidade

*DR. MAURIZIO PUPO: Farmacêutico, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. Professor e Palestrante, Maurizio é Especialista em formulações cosméticas avançadas e autor de vários livros na área cosmética, incluindo o livro “Tratado de Fotoproteção”, lançado em 2012 e considerado um dos livros mais completos sobre proteção solar da América Latina e do mundo.

DRA. LETÍCIA BORTOLINI: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. À frente da clínica Enlapy, em Cuiabá, a médica é formada em Medicina pela Universidade de Cuiabá, com especialização em Dermatologia pela Fundação Souza Marques (São Paulo/SP) e em Clínica Médica pelo Hospital Guilherme Álvaro (Santos/SP).

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*DRA. ROBERTA PADOVAN: Médica Pós-graduada em Dermatologia. Graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Medicina Estética e Dermatologia pela INCISA. Com participação regular em congressos, jornadas e cursos nacionais e internacionais, a médica é proprietária de duas clínicas, no no Maranhão e em São Paulo, com diversos tratamentos para saúde e beleza da pele. Além disso, atuou como médica residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. www.robertapadovan.com.br

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/