Publicidade
Torta prática de atum da nutricionista Isabelle Caiado – Freepik

Que tal variar o recheio da sua torta e apostar no atum? O peixe é fonte de ômega 3, um ativo com uma poderosa ação anti-inflamatória, além de ser um a aliado no controle dos níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim) e os triglicerídeos. “O farelo de aveia é rico em fibras, as quais aumentam o trânsito intestinal, atua no controle da glicemia e prolonga a sensação de saciedade”, explica a nutricionista do Art Beauty Center, Isabelle Chaer Caiado.

Publicidade

A receitinha leva ainda vegetais, como o espinafre e o alho-poró.

Bora colocar a mão na massa? 

Torta de Atum de Liquidificador 

Tempo de Preparo: 1 hora 
Porções: 16 pedaços

Publicidade

Ingredientes da massa
2 ovos caipiras
½ copo americano de azeite de oliva (100ml)
1 copo americano de leite (ou leite vegetal, como de amêndoas, castanha de caju, aveia,…)
1 ½ copo americano de farelo de aveia
Sal marinho, pimenta do reino e temperos naturais (salsinha, orégano) à gosto
1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes do Recheio
1 colher de sopa de azeite. 
Meio maço de espinafre
1 talo de alho-poró
1 cebola pequena
1 lata de atum em óleo (descarte o óleo antes de usar)
3 colheres de sopa de requeijão (pode substituir por muçarela de búfala ou cottage)

Modo de preparo – Massa
Unte uma forma média com azeite, em seguida, bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e despeje metade na forma. Depois, acrescente o recheio e cubra com o restante da massa. 

Publicidade

Modo de preparo – Recheio
Pique o espinafre, o alho poró e a cebola, e refogue com o azeite. Em seguida, misture a esse refogado o atum e o requeijão. Preaqueça o forno por 180 graus, por cinco minutos e coloque para assar. Deixe por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva. 


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.

Publicidade

Isabelle Chaer Caiado, nutricionista do Art Beauty Center (SP) @artbeautycenter – CRN 6433, é pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional (VP), possui formação em Nutrição Comportamental (Instituto NC) e Coaching Integral Sistêmico – VP  (FEBRACIS), além de ser membro do IBNF – Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional.