Publicidade

Sobremesa saudável e com chocolate? Experimente o espetinho gelado de frutas

Não tire o doce da sua vida, invista em substituições saudáveis, com bom teor de nutrientes, antioxidantes, que trarão benefícios, além do sabor

Espetinho de morango com chocolate – Reprodução Youtube

Como faço para não comer mais doces? Você deve estar se perguntando nesse exato momento. E a resposta é: precisa acostumar o paladar. A vontade de comer doce, aumenta cada vez mais quando criamos o hábito de consumi-lo diariamente. Então se você quer parar de comer doce também deve mudar seus hábitos. 

Publicidade

+++LEIA MAIS: Gostosuras ou travessuras? Confira receita de abóbora com chocolate para o Halloween

Tire a tentação da frente. “Elimine as guloseimas de sua casa, da bolsa, do carro. Conforme vamos nos adaptando e ficamos sem consumir qualquer tipo de doce, melhor para nossa saúde e nosso paladar”, argumenta a nutricionista Raquel Penha e Silva da On, centro de evolução corporal. “Troque alimentos muito doces por alimentos mais amargos e azedos, como o chocolate ao leite para o 70% cacau; e invista em frutas, como o morango e o kiwi. Beba chás mais fortes, como os de carqueja, gengibre e casca de laranja, outros sabores também são benvindos, como hortelã, frutas vermelhas, e erva cidreira. Não adoce, pois o açúcar ou adoçante aumentam a carga glicêmica da preparação, reduzem a qualidade nutricional e não ajudam na adaptação do paladar.” 

Para degustar uma boa sobremesa durante a semana ou mantar a vontade de comer um docinho, vá de espetinho gelado de frutas com chocolate 70% cacau. “Quando mais amargo o cacau, mais benefícios traz para a saúde, já que é antioxidante (protetor das células), anti-inflamatório e estimula a produção de serotonina (neurotransmissor do bom humor). Mas assim como qualquer outro alimento, você deve consumir com moderação”, sentencia a nutricionista. 

espetinho de morango fit
Espetinho de morango com chocolate: que tal? (Acervo pessoal/ Divulgação)

Espetinho Gelado de Frutas 
Rendimento: dois palitos com frutas. 

Publicidade

Ingredientes
1 barra de chocolate amargo 70% cacau (80 gramas)
2 colheres de sobremesa de nibs de cacau ou amêndoas trituradas
2 Palitos de churrasco
Frutas a sua escolha (uva, morango, kiwi)

Modo de preparo
Derreta o chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos até derreter. Retire e adicione os nibs de cacau ou as amêndoas trituradas. Misture e reserve. Corte as frutas e espete no palito de churrasco. Cubra com o chocolate derretido e leve ao congelador por 15 minutos. Retire e sirva. 


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Publicidade

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.

*Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine. Atua em consultório há oito anos, atendendo tenistas, corredores e jogadoras do vôlei feminino, como Camila Mesquita, que joga pela equipe do Minas Tênis Clube, além de atletas do time do Bradesco. “Além dos esportistas, trabalho com homens, mulheres e crianças, praticantes de atividade física, que buscam mudanças no estilo de vida, melhora na composição corporal, e que querem fazer prevenção e tratamento doenças crônicas e metabólicas”, comenta.

Publicidade