Publicidade
Como fazer um hambúrguer caseiro delicioso; com aveia em flocos – Freepik

Levanta a mão quem gosta de hambúrguer. A melhor forma de consumir o bife sem sódio e sem muita gordura é prepará-lo em casa e com os ingredientes certos. “A receita leva temperos naturais e aveia, que deixa a preparação úmida, conferindo maciez para a carne moída. Assim, depois de grelhada ou assada, ela não fica ressecada”, explica Gisele Guido, nutricionista da On – Centro Integrado de Evolução Corporal. 

Publicidade

E tem mais: você pode congelar os bifes de hambúrguer por um mês. É uma ótima opção para substituir ainda o fast food e os congelados – aqueles com aditivos químicos e aromatizantes. “Além de comer com pão, você pode colocar esse bife em outras preparações, seja no almoço ou no jantar, como a proteína do seu prato”, ensina. 

+++ VEJA TAMBÉM: Salada que vale por uma refeição? Temos e é deliciosa!

Bife de hambúrguer

Rendimento: 8 unidades.
Pode ser congelado por até 30 dias. 

Publicidade

Ingredientes

600g de patinho moído (ou carne vermelha magra, como acém ou músculo)
1 cebola picada em cubinhos
1 dente de alho amassado
1 pitada de pimenta do reino
1 ovo
20g (4 colheres de sopa) de aveia em flocos  
1 pitada de sal 

+++ VEJA TAMBÉM: Falta de tempo? Nuggets caseiro é fácil de fazer e vai do congelador para o forno em minutos

Publicidade

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no processador, separe a mistura em porções de 125g (você pode usar o tamanho da palma da mão para modelar os bifes).

Leve ao forno pré-aquecido por cinco minutos, a 200 graus. Deixe, em média, por 30 minutos.

Publicidade

Pode ser preparado também em uma frigideira antiaderente, grill ou airfryer. Não precisa colocar óleo antes de grelhar ou assar, pois a gordura presente na carne derrete quando ela passa por esses processos. 

+++ VEJA TAMBÉM: Barrinha com cereais traz mais proteínas para o dia a dia; confira a receita


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Publicidade

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.

Gisele Guido, (CRN 3 49509), nutricionista da ON – Centro de Evolução Corporal Graduada em Nutrição (2016) pela Universidade Paulista, pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e especialista em Nutrição Clínica Aplicada à Estética. “Amo nutrir sonhos e objetivos, mostrar que a alimentação saudável e a nutrição podem ser leves, respeitando as individualidades de cada um e assim juntos atingimos um equilíbrio entre saúde, estética e longevidade”.