Publicidade
Creme de legumes da nutricionista – imagem meramente ilustrativa – Freepik/ KamranAydinov

Os cremes são uma ótima pedida para o inverno, principalmente aqueles com legumes, que ganham um sabor diferente quando combinados com sementes. “Você pode usar semente de chia, de abóbora, de girassol. Tudo isso em quantidades que variam de uma colher de chá a uma colher de sobremesa, a gosto. Vai trazer uma textura diferente”, explica a nutricionista Raquel Penha e Silva, da ON – Centro Integrado de Evolução Corporal.

Publicidade

Essa receita também traz mais qualidade para o seu jantar. “Ela tem muitas vitaminas e minerais, por conta dos legumes e baixa carga glicêmica. Sem contar o gengibre, que adicionamos ao prato, e tem uma ação anti-inflamatória e termogênica”, explica a especialista.

+++ Esfriou? Confira receita de sopa cremosa de abóbora com gengibre

Faça já!

Creme de legumes low carb

Publicidade

Rendimento: 4 porções de 300 ml

Tempo de preparo: 40 minutos hora

Ingredientes

Publicidade

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 abobrinha picada

1 chuchu picado

Publicidade

1 cenoura picada

1 pimentão verde picado

1 tomate sem sementes picado

Publicidade

meia xícara de folhas de alho poró picada

2 xícaras de repolho picado

meia colher de chá de gengibre em pó

sal marinho a gosto

pimenta do reino a gosto

Água – quantidade suficiente para cobrir os legumes na panela

1 colher de sobremesa de mix sementes (pode ser chia, abóbora, girassol)

1 colher de sopa rasa de parmesão ralado grosso

+++ Creme de couve-flor low carb é opção de refeição saudável e deliciosa para aquecer no friozinho

Como preparar

Coloque o azeite em uma panela de pressão, refogue primeiro o alho poró, depois o tomate e vá adicionando um legume por vez, mexendo e refogando até ficar al dente. Em seguida, adicione o gengibre, o sal e a pimenta. Coloque a água. Deixe na pressão por 15 minutos. Quando abrir, ajuste o sal. Espere amornar e leve ao liquidificador. Bate até virar um creme. Volte para a panela para apurar. Sirva com um fio de azeite, as sementes e o queijo ralado.


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicamos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON (@on.evolucaocorporal e @nutricionista.raquel), centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine.