Publicidade
Aprenda a preparar o seu próprio creme de avelã saudável (imagem meramente ilustrativa) – Freepik

Sabe aquele creme de chocolate delicioso para passar no pão, rechear bolo e até mesmo incrementar um brigadeiro? Então, tem uma receita saudável e bem fácil de fazer. É uma opção para quem quer comer melhor, já que não têm adição de açúcar ou óleo. Entre seus ingredientes, avelãs. “Elas são fontes de vitaminas E, B1 e B6, além de minerais, como o cobre e manganês. Tem ainda flavonoides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Maiara Souza, da Clínica Geisa Costa. 

Publicidade

+++ Dadinhos de tapioca com queijo coalho; confira essa receita crocante

Sem contar que traz todo o benefício do cacau. “Também estimula a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bom humor. Afinal, quem não fica feliz ao comer cacau?”, argumenta Maiara Souza. 

Confira a receita e conta pra gente o que você achou. 

+++ Creme de couve-flor low carb é opção de refeição saudável e deliciosa para aquecer no friozinho

Publicidade

Creme de avelã caseiro

Tempo de preparo: 40 minutos + 2 horas de geladeira 
Rendimento: 1 xícara de chá (em média)

Ingredientes 
120g de avelã 
3 colheres de sopa de cacau em pó 100%
2 colheres de sopa de mel 
200ml de leite de amêndoas 

Publicidade

MODO DE PREPARO 

Aqueça o forno a 250°C por cerca de 15 minutos. Coloque as avelãs em um tabuleiro e deixe no forno por, aproximadamente, 10 minutos, ou até estarem bem tostadas. Retire e bata no processador com os outros ingredientes por cinco minutos. Se for preciso, mexa de vez em quando com uma colher para incorporar o preparado até chegar a um ponto bem cremoso e pastoso. Leve para gelar por duas horas. 

+++ Esfriou? Confira receita de sopa cremosa de abóbora com gengibre

Publicidade

COMO CONSERVAR 
Coloque em um recipiente com tampa. Pode armazenar por duas semanas fora da geladeira, longe da luz solar, pois o óleo da avelã contribui para essa duração do produto. Também pode ser mantido na geladeira, mas retirar com antecedência quando for consumir, pois a tendência é ficar mais endurecido. 


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Publicidade

Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG) @drageisacosta @nutrimaiarasouza Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.