Publicidade
Foto meramente ilustrativa – Foto por sofia lyu retirada do banco de imagens Unsplash

O caldo verde original é uma receita portuguesa que leva entre os ingredientes, o paio. Mas para quem está procurando um prato ao mesmo tempo saboroso e saudável, pode optar por essa versão fit, que leva couve e chuchu. “Sei que muitos torcem o nariz quando o chuchu é um dos ingredientes, mas ele é ótimo para dar consistência e deixa esse caldo bem cremoso”, explica Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG).

Publicidade

+++ Pão de banana: receita leva chocolate e uma mistura de farinhas saudáveis

Também é uma forma de usar temperos naturais. “Deixe de lado os cubinhos de caldo pronto e temperos industrializados, que são ricos em sódio e não fazem bem à saúde, especialmente para quem precisa reduzir o sal, como os hipertensos”, ressalta a nutricionista, que completa. “Todo caldo é de fácil digestão, então essa receita ajuda aquela pessoa que tem dificuldades para pegar no sono.”

O prato também é acessível e democrático, pode figurar no cardápio de quem não come carne. Sem contar que é mais uma forma de você variar seu jantar e sua rotina.

+++ Dadinhos de tapioca com queijo coalho; confira essa receita crocante

Publicidade

Confira como fazer: 

Caldo verde

Rendimento: de 3 a 4 porções
Tempo de preparo: 50 minutos (em média)

Publicidade

Ingredientes 
1 colher de sopa de azeite
3 dentes de alho picados em lâminas finas
1 cebola grande picada em cubos
1 talo de aipo picado
1 kg de chuchu descascado e picado grosseiramente
1 litro de água
200g de couve picadas em fatias finas
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

+++ Creme de couve-flor low carb é opção de refeição saudável e deliciosa para aquecer no friozinho

MODO DE PREPARO

Publicidade

Em uma panela, doure o alho, adicione o aipo e a cebola. Mexa bem para não grudar no fundo da panela, se necessário adicione um pouco de água. Adicione o chuchu e cubra com a água. Tempere e deixe cozinhar até que o chuchu fique macio. Retire um pouco do caldo e reserve. Bata no liquidificador ou use um mixer. Se quiser uma consistência mais líquida, adicione o caldo reservado. Volte o caldo para o fogo e adicione a couve. Mexa por mais três minutos. Acerte o tempero e sirva.


Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia-a-dia.

Publicidade

Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG) @drageisacosta @nutrimaiarasouza Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM.