Publicidade
Bolinho fit de mandioquinha apenas com três ingredientes – Reprodução

Cerca de quarenta minutos é o tempo que você vai levar para preparar esse bolinho que leva apenas três ingredientes. 

Publicidade

Uma receita salgada saborosa, com ingredientes fáceis de se encontrar, e ótima para o lanche da tarde. “Uma opção para saciar a fome à tarde. Você não chega no jantar querendo comer tudo o que vê pela frente e o motivo é que a combinação dos ingredientes leva a saciedade”, explica a nutricionista Maiara Souza, da clínica Geisa Costa.

“A mandioquinha é fonte de carboidrato e o frango e a cottage são proteínas, juntos oferecem uma digestão mais lenta. E quando essa absorção é mais lenta, maior é a saciedade.”

O bolinho é bem democrático quanto ao tempero. “Coloque sabor! Use ingredientes naturais, como ervas frescas ou desidratadas e especiarias em pó, como manjericão, orégano, cheiro verde, sal de ervas, açafrão, páprica, alecrim, pimenta do reino, pimenta vermelha. Você pode fazer o bolinho com o tempero que mais gosta”, enfatiza a nutricionista. 

Bolinho de mandioquinha

Publicidade

Rendimento: 6 unidades. 
Tempo de preparo: 40 minutos 

150g de mandioquinha cozida
80g de peito de frango cozido e desfiado
50g de queijo cottage
Tempero à gosto

MODO DE PREPARO:
Em panelas separadas, cozinhe a mandioquinha e o frango, com pitada de sal em água filtrada. Após cozida, amasse a mandioquinha e misture com o frango desfiado.  Adicione o queijo cottage. Misture e forme bolinhas. Coloque em uma forma de silicone, pré-aqueça o forno a 180º por cinco minutos. Coloque para assar por 30 minutos. 

Publicidade

Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.

Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.

Maiara Souza, nutricionista da clínica Geisa Costa (Uberaba/MG). Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), especialista em Nutrição Esportiva pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM. 

Publicidade