Publicidade

Tchau, ansiedade! Conheça a técnica da “respiração quadrada” para acalmar a mente e o corpo

São várias os “tratamentos” para as crises de ansiedade, como chás, meditações e até alguns remédios, mas as técnicas de respiração podem ser uma ótima pedida

Tchau, ansiedade! Conheça a técnica da “respiração quadrada” para acalmar a mente e o corpo – Andrea Piacquadio

A ansiedade é um dos males que mais assola as pessoas nos dias de hoje. A pressão e a rotina intensa são alguns dos fatores que podem desencadear crises.

Publicidade

São vários os tratamentos que aparecem por aí, desde chás, terapias corporais, como Ioga, até a medicação, nos casos mais assentuados. Mas é de conhecimento o poder da respiração no controle e prevenção das crises.

Um dos sintomas da ansiedade é a respiração rasa e fragmentada, como se o ar não conseguisse ficar por muito tempo nos pulmões. Mas a consequência pode também influenciar na causa, pois o ato de respirar pode interferir no funcionamento do sistema nervoso central, que é responsável por nos fazer secretar os hormônios causadores do problema.

Além disso, controlar a entrada e saída de ar do nosso corpo ajuda a ter uma consciência corporal, o que potencializa a calma. “É impossível que uma mente se mantenha ansiosa em um corpo relaxado”, explica a psicóloga Marisa de Abreu, especialista em terapia cognitivo comportamental.

Algumas técnicas ajudam muito a respirar melhor e acalmar o corpo e a mente. Para começar, experimente a respiração quadrada, ensinada pela educadora física, especialista em ioga, Aline Evelyn da Silva: “Sempre contando até três lentamente, deixe o ar entrar em seu corpo. Segure o ar nos pulmões durante o mesmo tempo. Solte lentamente o ar e, por fim, mantenha-se sem ar, recomeçando o ciclo em seguida“.

Publicidade

DICA: Sempre use o abdômen para tornar a respiração cada vez mais profunda.

*Por: Nathalie Ayres e Samantha Cerquetani / Adaptação: Kelly Miyazzato*

Publicidade