Publicidade

Síndrome de Burnout: médico aponta os principais sintomas e como evitar que ela comprometa a qualidade de vida

O médico Paulo Lessa fez recomendações para evitar que o estresse do trabalho tome conta da saúde física e mental

Síndrome de Burnout: médico aponta os principais sintomas e como evitar que ela comprometa a qualidade de vida – Freepik

Com a chegada da pandemia e a preocupação excessiva provocada pela situação atual, a Síndrome de Burnout parece ter se tornado um fenômeno em massa e seu crescimento foi explosivo nos últimos meses.

Publicidade

Embora muitos profissionais tenham adotado o home office e estejam desempenhando seu trabalho dentro de casa, as tarefas parecem ter aumentado devido à dificuldade que algumas pessoas têm de organizar a vida pessoal e profissional no mesmo ambiente. 

A Síndrome de Burnout, também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. 

Segundo o Dr. Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa, a principal causa dessa doença é o excesso de trabalho e suas consequências podem ser desastrosas para a saúde física e mental. 

“Ela pode resultar em estado de depressão profunda, e por isso, é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas”, destacou. 

Publicidade

Para o médico, esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. 

O Dr. Paulo separou os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout!

Você pode conferir o matérial completo no PORTAL BONS FLUIDOS, PARCEIRO DO VIVA SAÚDE.

Publicidade