Publicidade

Sedentarismo? Aqui não: Como ter mais qualidade de vida a partir dos 30 anos

Muitas pessoas, por inúmeras questões, acabam ficando sedentárias e isso pode ser perigoso, principalmente com o avanço da idade

Com o passar do tempo e o aumento das nossas responsabilidades mediante uma rotina agitada, muitas vezes a atividade física é deixada de lado na nossa vida por muito tempo. A questão que fica é: Existe alguma idade limite para a busca de uma vida mais saudável?

Publicidade

A resposta, segundo a médica Marcia Simões, é não! “Independente da idade, a atividade física sempre é benéfica a não ser que a pessoa possua alguma restrição médica” disse ela, que ainda completou com o jargão: “Antes tarde do que nunca“.

Após os 30 anos, se começa a observar, segundo a doutora, uma diminuição na massa muscular e na velocidade do metabolismo e um aumento da gordura corporal.

Alguns estudos demostram que um adulto perde em média 200g de musculo por ano e ganha 600g de gordura corporal quando não abusa da comida, com isso passamos a não poder comer mais o que comíamos antes, ou comer a mesma quantidade e ainda sim o peso aumentar. Nesse momento reduzir o consumo dos alimentos e iniciar uma atividade física é fundamental, para driblar a fisiologia e permanecer saudável e com o corpo que você deseja”, orienta.

Hoje, conforme as indicações da médica, as opções de atividade física são infinitas. “Uma excelente escolha para quem não gosta da tradicional musculação são as artes marciais, são aulas que duram em média 1h, tem frequência de 2 a 5x por semana e queimam muitas calorias em média 600 a até 1000 calorias por aula, um excelente exercício para quem deseja perder aqueles quilinhos a mais adquiridos com o passar do tempo, além de serem atividades extremamente prazerosas e que liberam no nosso organismo grande quantidade de endorfinas que nos trazem relaxamento e diminuem o stress”, indica Marcia.

Publicidade

Com o lema da doutora, “nunca é tarde para mudar de vida”, aproveite aquela horinha livre no almoço ou após o trabalho e inicie uma atividade física, se apropriando dos benefícios que ela proporciona no seu organismo, e se mantenha, assim, sempre ativo e saudável.

Mas vale lembrar que antes de começar qualquer atividade física é essencial fazer um check-up com seu médico que solicitará exames para se certificar que tudo está bem. Além disso, ele poderá indicar a melhor atividade para você!

Publicidade