Publicidade

Purificadores naturais! Plantas são alternativas para ajudar na limpeza do ar de casa

O estilo urban jungle vai muito além de decoração, uma vez que o verde também é fonte de conforto e bem-estar

Plantas ajudam na melhora da qualidade do ar – Pexels/Ksenia Chernaya

Em meio a tantos prédios pelas cidades, mal conseguimos notar a presença de uma planta nos centros urbanos. Mas, dentro de muitas casas, o verde tem tomado conta como uma bela alternativa de decoração, formando o conceito urban jungle. E não para por aí: as plantas podem auxiliar na melhora da qualidade do ar do seu ambiente. 

Publicidade

Esse conhecimento é proveniente de um antigo estudo da NASA, de 1989, em que algumas espécies limparam o ar por cerca de 90%, em locais fechados. Porém, dentro de nosso lar, seria preciso muitas plantas para que esse resultado pudesse ser alcançado, por isso, é importante combiná-las com outros métodos, como abrir as janelas para aumentar a circulação do ar. 

+++ Aliado do sistema digestivo! Saiba como a hortelã atua no intestino

+++ Receitinha leve e saudável! Aprenda a fazer bolinhos com folhas de taioba

Considerados filtros naturais, confira quatro tipos de plantinhas que ajudam a limpar a sua casa da poluição, trazendo conforto e frescor. 

Publicidade

Antúrio: Com folhas longas, essa espécie é capaz de filtrar compostos como amônia, tolueno e formaldeído. Recomenda-se colocá-la em lugares sobre exposição indireta do sol, como em cozinhas. 

Jiboia: Uma planta resistente e fácil de cuidar, a jiboia filtra diversas substâncias, como o monóxido de carbono, xileno e benzeno. Por crescer rapidamente para baixo, ela pode ser utilizada em vasos suspensos e em locais que não recebem tanta luz, como garagens.

Clorofito: Conhecida também como “gravatinha”, essa espécie remove substâncias geradas por fumaças, como o monóxido de carbono, e aumenta o nível de oxigênio no ambiente. Ela é muito benéfica para quem sofre com crises alérgicas. 

Publicidade

Espada-de-São-Jorge: Seja para a área externa ou interna de sua casa ou apê, essa é uma planta adaptável e de fácil manutenção. Ela elimina boa parte das substâncias, com exceção da amônia.