Publicidade

O amor cura! Veja os benefícios que a zooterapia pode trazer para sua vida

Essa terapia promove o desenvolvimento emocional através do vínculo criado entre o paciente e o animal

Autoestima e autonomia! Veja os benefícios que a zooterapia pode trazer para sua vida – Freepik

Ninguém duvida que conviver com pets torna a vida mais alegre e divertida. Quem tem um em casa sabe como, ao encontrá-lo após um dia difícil e cansativo, nos enchem de energia e felicidade. Mas você sabia que existe um ramo da medicina que estuda o benefício dos animais na recuperação de doenças? A Zooterapia!

Publicidade

A técnica existe desde o século XIX, quando médicos na Europa observaram que pessoas com dificuldade de socialização se tornavam mais comunicativas após conviver com animais. Hoje, a zooterapia é bem conhecida, e é possível encontrar a técnica em clínicas especializadas em grandes centros urbanos, no Brasil e no exterior.

+++ VEJA TAMBÉM: Melodias mudam vidas! Veja como a musicoterapia pode auxiliar sintomas depressivos

+++ VEJA TAMBÉM: Terapeuta ayurvédico ensina massagem para aliviar tensões usando óleos essenciais; saiba quais aromas escolher

Dirigidas a todos os tipos de pacientes, desde crianças com problemas psicomotores, até idosos ou doentes mentais, as terapias assistidas podem ser feitas com diversos animais, como cachorros, gatos, cavalos, pássaros e burros.

Publicidade

Os benefícios da zooterapia:

– Apesar de não curarem, estas práticas ajudam os pacientes a recuperar a autoestima, a fomentar a interação e as relações sociais, a adquirir uma maior autonomia e a desenvolverem melhores capacidades de linguagem e movimento.

– Promovem o desenvolvimento emocional através do vínculo criado entre o paciente e o animal.

Publicidade

– No caso das crianças, motiva-as a pensar e a aprender, proporciona atividades interessantes e estimula a participação de crianças mais tímidas nas atividades em grupo.

– No caso dos idosos, afasta sentimentos de frustração, solidão, ansiedade e tristeza.

Publicidade