Publicidade

Menopausa x mulheres: saiba quais alimentos você deve evitar para não sentir desconfortos no período

Alguns alimentos podem acentuar incômodos, outros causam doenças comuns nessa fase da vida

Pimentas e condimentos elevam — e muito — a temperatura corporal! – Freepik

Ah, a menopausa… Só de mencionar essa palavra, muitas mulheres já ficam nervosas e com calores pelo corpo.

Publicidade

Mas é fato que as bruscas alterações hormonais são quase inevitáveis e uma hora, ou outra, as mulheres de mais de 40 anos — em sua maioria — irão senti-las.

Nesse período, sintomas como ondas de calor que surgem repentinamente são frequentes, a pele fica seca, o metabolismo fica muito mais lento e a barriga conta, também, com um acúmulo de gordura na região. Diante de tantos sintomas físicos, faz-se importante manter a saúde em dia, certo?

Mas que tal acertar a alimentação para tentar evitar alguns desses incômodos? Comer de forma correta durante a menopausa pode, inclusive, evitar algumas doenças comuns do período.

Confira:

Publicidade

1- Cafeína em excesso
A substância eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e, por isso, deflagra ondas de calor e palpitações. Se a bebida for quente, o resultado será ainda pior. Invista em infusões de ervas, numa temperatura mais amena. No caso de eliminação da cafeína da dieta, a redução deve ser gradual, ou haverá grandes chances de ter dores de cabeça e enxaquecas — condições comuns na menopausa.

2- Bebidas alcoólicas
O álcool deflagra o fogacho. Beber moderadamente beneficia o coração e os vasos sanguíneos, mas o seu excesso eleva o risco de osteoporose e depressão. Evite ultrapassar o limite de sete doses de bebida por semana e de três ao dia (uma dose equivale a uma taça média de vinho, uma lata de cerveja ou 50 mL de destilados). O álcool afeta o fígado, eleva o risco de câncer de mama e ainda interage com medicamentos.

3- Pimentas e condimentos
A pimenta traz vários benefícios à saúde, como a aceleração do metabolismo — algo que, em tese, é bem-vindo para quem está no climatério. O problema é que pratos apimentados ou condimentados deflagram as crises de calor que tanto incomodam na menopausa, pois elevam a temperatura corporal. A reação é individual, por isso, se você ama pimenta e não sente nenhuma diferença ao consumi-la, mantenha-a na dieta.

Publicidade

4- Itens ricos em sódio
Adultos devem limitar a ingestão de 2 g ao dia de sódio e 5 g ao dia de qualquer sal. Com a queda dos níveis de estrogênio após a menopausa, as mulheres têm maior propensão à hipertensão, por isso é fundamental seguir o conselho à risca. Além disso, o inchaço é uma reclamação comum, que também pode ser controlado com redução do mineral. Detalhe: níveis baixos de sódio causam problemas.

5- Gordura saturada
Em excesso, aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL), o risco de obesidade, doença cardiovascular e certos tipos de câncer, como o de mama. O consumo dessa gordura não deve ultrapassar 7% do total do limite diário (30%). Aposte no azeite e não abuse de frituras e gorduras trans (processados).

Publicidade