Publicidade

Ex-BBB Hariany come ovo cru: Nutricionista responde se hábito é válido ou não

Em entrevista exclusiva para a Viva Saúde, nutricionista Dani Borges explica se clara de ovo crua realmente faz bem à saúde ou não

Ex-BBB Hariany come ovo cru: Nutricionista responde se hábito é válido ou não – Instagram/ @Hariany/ Unsplash

A ex-BBB Hariany Almeida está com os preparativos a mil para desfilar no Carnaval 2022 pela Imperatriz Leopoldinense e revelou, recentemente, que tem apostado em uma dieta excêntrica para manter o corpão nos últimos tempos: comer ovo cru quando está em jejum.

Publicidade

Ao portal Quem, ela explicou o motivo e disse que tem se sentido bem com a estratégia. “Muitas vitaminas estão presentes no ovo, tem me feito bem”, disse a influenciadora, acrescentando que está se entregando totalmente para o evento: “De corpo e alma”

Mas a estratégia é realmente eficiente ou oferece riscos à saúde? Conversamos com a nutricionista e educadora física Dani Borges, que explicou tudo sobre o assunto.

+++ Hariany Almeida revela comer ovo cru em preparação para Carnaval

+++ Quatro hábitos que podem te ajudar a manter o intestino saudável; Confira

Publicidade

Ex-BBB Hariany come ovo cru: Nutricionista responde se hábito é válido ou não

Para começo de conversa, a especialista garantiu que, por questões de saúde, o ovo cru não é uma opção interessante.

“O ovo cru tem um grande risco de ter contaminação por Salmonela, que é uma bactéria, e esse é um risco que qualquer um tem, então, não é só grávida que não pode comer ovo cru. Essa informação vale para qualquer pessoa. É um fator que precisamos estar de olho”.

Mas, sim, como a ex-BBB pontuou e Dani Borges confirma, a clara de ovo, quando cozida, realmente é fonte de vitaminas e minerais muito benéficos para o corpo, como selênio, potássio, magnésio, vitamina B2, riboflavina, B5 (ácido pantotênico, que é ótimo para o cabelo, pele e unha), colina, betaína e até folato (B9), “por isso que é bom até para as grávidas”, garante, mas reforça: “Não quer dizer que crua seja melhor, pelo contrário, crua traz mais riscos à saúde. Essas são as principais vitaminas que a gente encontra na clara de ovo e que permanecem nela quando cozida também”.

Publicidade

Benefícios para a saúde

“A clara de ovo tem como um dos maiores benefícios a albumina, que é uma proteína de valor biológico alto e uma proteína de lenta absorção. Até 8h depois da ingestão, seu corpo recebe na corrente sanguínea essa proteína, então para pessoas que passam muito tempo sem comer é uma opção legal. Ou à noite, na hora de dormir, para pessoas que estão tentando ganhar massa, é uma excelente fonte de proteína, quando cozida”, explica Dani Borges.

CLARA DE OVO CRUA X COZIDA: QUAL A GRANDE DIFERENÇA?

Além do risco da salmonela, outros riscos também contribuem para a decisão de não indicar o consumo do alimento cru na rotina de alimentação.

Publicidade

“Não vai fazer diferença, aliás, não terá benefícios a mais, se consumir a clara de ovo crua, pelo contrário, você ainda vai botar a saúde em risco, por conta do risco da salmonela. Ela provoca diversas infecções intestinais e agrava não só a flora intestinal, mas é capaz de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos. Fora o risco de contaminação cruzada de outras bactérias, porque dificilmente conseguimos saber há quanto tempo o ovo está exposto a um calor excessivo no mercado, fora da geladeira, dificilmente sabemos a procedência dele… Então não é nem um pouco aconselhável para a saúde”, reforça a nutricionista Dani Borges.

A única opção interessante de consumo cru é a clara de ovo pasteurizada feita na máquina de sous vide.

“Mas, reforçando, a clara do ovo é uma proteína com pouquíssima gordura e carboidrato, então das proteínas é uma das mais cleans (proteína limpa, com quase nada de gordura e carboidrato) e tem pouca caloria, sendo ótima para quem visa secar e definir o corpo”, finaliza.

Publicidade

Sobre Dani Borges

Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 400 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.

Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami, se tornando um dos rostos mais conhecidos do grande público, brasileiro e internacional, que consome publicações e revistas de fisiculturismo. 

Como nutricionista, Dani Borges atende em seu consultório e online através das plataformas digitais.