Publicidade

Diurético natural e fortalece a imunidade: saiba porquê você deveria incluir a alcachofra na sua alimentação

A flor de alcachofra além de ter diversas vitaminas fortalece nosso sistema imunológico e diminui o colesterol. Entenda mais

Benefícios da alcachofra – Andie

Você sabia que a flor de alcachofra é rica nas vitaminas: A, E, D, B6, B12, K e C, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico? De acordo com Vanessa Gama, nutricionista (RJ), a nativa do Mar Mediterrâneo também conta com importantes sais minerais como, zinco, cálcio, ferro, potássio, manganês e fósforo.

Publicidade

Confira 4 benefícios da alcachofra para a saúde, segundo especialista:

1. A alcachofra é considerada um diurético natural, ajuda no processo digestivo, melhora a função da vesícula biliar.

2.“Os componentes das folhas da alcachofra ajudam a diminuir o colesterol (LDL) através da inibição da enzima HMG-CoA redutase e, aumentam o bom colesterol (HDL)”, afirma.

3. A hortaliça promove o fortalecimento da imunidade, pois possui propriedades antioxidantes, que diminuem a produção de radicais livres antes mesmo de danificarem células do corpo.

Publicidade

4. “Graças a cinarina e outro princípio ativo, a silimarina, as alcachofras são benéficas para o fígado”, afirma e acrescenta: “Estudos apontam que elas podem favorecer a regeneração do tecido hepático”.

Vanessa comenta que a alcachofra pode se tornar aliada para manter a saúde em dia e recomenda o consumo da planta em saladas, como aperitivo, no preparo de massas, chás e ressalta que a ingestão também pode ser feita através de comprimidos. “O medicamentos fitoterápicos de alcachofra também proporcionam todos os benefícios: facilitam a digestão das gorduras, aliviam a sensação de desconforto abdominal, gases e náuseas e por não conter açúcar, possibilitam o consumo por diabéticos”, conclui.

 

Publicidade

*Por Kelly Miyazzato | Adaptação Isabelly Cristaldo | Agradecimentos à Vanessa Gama, nutricionista (RJ) e Aspen Pharma.