Publicidade

Dia do Colesterol: saiba como usar o iogurte no combate ao colesterol

Além de estimularem a digestão e melhorarem a atividade intestinal, os probióticos presentes no iogurte contribuem para a diminuição da absorção de colesterol, auxiliando na saúde do coração

Uma das funções dos probióticos é diminuir a absorção de colesterol – Freepik

Os iogurtes que contêm probióticos conquistaram um lugar especial no ranking de alimentos saudáveis.

Publicidade

É que estes micro-organismos vivos adicionados aos laticínios fazem muito mais do que apenas atenuar o sabor ácido de queijos e iogurtes. Eles habitam naturalmente o intestino, formando a flora bacteriana, e ali ajudam a digerir os alimentos, participam da síntese de vitaminas, enzimas e minerais, aumentam o aproveitamento de nutrientes como cálcio e ferro e ainda fortalecem o sistema imunológico, ampliando a resistência a infecções.

Por ser tão útil ao bom funcionamentoi intestinal, o iogurte tanto pode ser indicado para alívio da prisão de ventre quanto tratamento da diarreia.

Mas e o colesterol?

Neste Dia do Colesterol, comemorado em 8 de agosto, não podíamos falar de uma função muito importante do iogurte!

Publicidade

De acordo com estudos de laboratório conduzidos na Escola de Ciências Moleculares da Universidade Victoria, na Austrália, o probiótico ainda pode diminuir a absorção de colesterol do organismo. 

Por isso, o coração também sai ganhando quando eles aparecem na mesa.

Há também indícios (ainda não comprovados) de que facilitam o controle da pressão arterial, diminuem as agressões impostas ao estômago pela bactéria H. pylori (causadora de úlcera) e previnem infecções urogenitais.

Publicidade

Para fechar com chave de ouro: o iogurte é rico em vitaminas do complexo B, essenciais ao sistema nervoso.

MODO DE USAR: escolha um iogurte com bactérias vivas (por exemplo, lactobacilos ou bifidobactérias) e consuma de 1 a 2 unidades por dia. Melhor se for desnatado e sem açúcar.

Publicidade