Publicidade

Desanimado no sexo? De soja a água tônica, médico lista 8 alimentos de diminuem a libido

O médico Paulo Lessa apontou os alimentos cujo consumo reduz a vontade de fazer sexo

Saiba quais alimentos podem estar te deixando desanimado na cama – Unsplash/ Engin Akyurt

Ter atenção ao que você come é importante para manter uma boa saúde, mas pode ter relação também com a sua vida sexual. Existem algumas regrinhas básicas para quem não deseja reduzir a libido, especialmente no Dia do Orgasmo, que será comemorado no próximo dia 31. 

Publicidade

“A regra número um para quem não quer derrubar a libido é evitar comer muito – seja lá o que for. Alimentar-se demais provoca sonolência e adormece o corpo”, afirma Paulo Lessa, médico pós-graduado em Nutrologia. “Já a regra número dois é evitar bebidas alcoólicas porque causam desidratação. Na prática, reduzem o volume do sangue, responsável pela ereção,  e aumentam o nível de angiotensina, hormônio associado a disfunções sexuais”, aponta.

Assim como existem os alimentos afrodisíacos, que aumentam a libido, existem também aqueles que agem de forma contrária, diminuindo a vontade de fazer sexo. Confira alguns deles a seguir:

+++ Especialista aponta prós e contras dos implantes hormonais no organismo

Alimentos ricos em gordura hidrogenada

Publicidade

“Alimentos fritos e ricos em gordura e sal não só provocam letargia, ou seja, cansaço, assim como matam a libido. Isso porque as gorduras hidrogenadas suprimem os níveis de testosterona.”

Água tônica

Segundo o Germany’s Institute of Reproductive Medicine, a quinina, agente aromatizante utilizado na água tônica, pode causar disfunção erétil. “Estudos na Nigéria também mostram que a quinina também pode diminuir os níveis de testosterona do homem”, explica o profissional.

Publicidade

Refrigerante

Os refrigerantes e todas as bebidas com alto teor de açúcar matam rapidamente o desejo sexual. “O açúcar refinado tem sido associado ao aumento dos níveis de ansiedade e depressão, o que, de acordo com pesquisas, acabam com a libido, além de afetar o humor”, acrescenta.

Doces

Publicidade

“Alimentos ricos em açúcar, no geral, alteram a glicose no sangue, provocando diminuição no desejo sexual”, destaca Paulo.

Tofu

“Quando consumida em excesso, a soja pode diminuir os níveis de testosterona, prejudicando a libido”, descreve.

Publicidade

Álcool

“Até uma taça de vinho pode ser benéfica para aumentar a libido feminina. Se passar disso pode provocar efeito contrário”, pontua.

+++ Sexo aos 50 x sexo aos 20: como o envelhecimento afeta a libido da mulher ao longo dos anos

Soja

Esse item contém fitoestrogênio, que ocasiona o desbalanceamento hormonal. “Nos homens, o alto nível de estrógeno pode desencadear até mesmo o crescimento de seios e a disfunção erétil”, ressalta.

Cachorro-quente

O conteúdo saturado alto do cachorro-quente pode entupir as artérias vaginais e penianas, o que não colabora em nada com a noite a dois. “Todos os alimentos processados são um ‘não’ para a libido. Você pode se sentir lento e com pouca energia, o que não é bom para se sentir excitado”, completa.


Sobre Doutor Paulo Lessa

Médico, pós-graduado em Nutrologia, Adequação Nutricional, Manutenção da Homeostase, Prevenção e Tratamento de Doenças relacionadas à Idade. Proprietário do Instituto Lessa, composto por médicos, psicólogos, dentista e nutricionistas, local que vem desenvolvendo um trabalho diferenciado no Brasil, de forma Integrativa e multidisciplinar, proporcionando para o paciente emagrecimento, gerenciamento do estresse com melhora da saúde física e mental de forma individualizada e otimizada.

Instagram:

@drpaulolessa

@institutolessa