Publicidade

BBB22: Após expulsão de Maria, especialistas comentam quais transtornos comportamentais podem vir à tona em reality shows

Neurocientista e psicóloga analisam comportamentos presentes em programas de confinamento, como o BBB

BBB22: Após expulsão de Maria, especialista comentam quais transtornos comportamentais podem ser observados em reality shows – REPRODUÇÃO/ GLOBOPLAY

A notícia de que a participante do BBB 22 Maria foi expulsa do reality mais vigiado do Brasil tomou conta dos portais de entretenimento do país, principalmente pelo motivo de sua eliminação: a agressão em Natália, com um balde, durante o Jogo da Discórdia desta segunda-feira, 14.

Publicidade

Maria saiu do programa de forma elegante, entendeu a decisão da produção e até mesmo durante o raio-x, poucos minutos antes de ser notificada da expulsão, já tinha se desculpado por seu comportamento agressivo nas últimas semanas.

MAS POR QUE ESSES SENTIMENTOS AFLORAM DENTRO DO BIG BROTHER BRASIL?

Os reality shows em geral, tanto brasileiros quanto internacionais, costumam apresentar um elenco com comportamentos muito semelhantes, muito padronizados, e essa edição do BBB, Big Brother Brasil, não poderia ser diferente. São 22 participantes confinados durante 95 dias com o objetivo final de alcançar 1 milhão e meio.

Só de ler essas informações tenho certeza que você pensou que isso tudo é uma loucura.

Identificar e escolher os participantes a dedo requer grande cuidado por parte da produção, porém, os mesmos precisam entender que estão lidando com seres humanos e que existem comportamentos que podem vir a aparecer, apenas, diante de situações de pressão ou grande frustração.

Publicidade

“O comportamento agressivo em ambientes que se sabe que está sendo observado, é uma maneira de chamar a atenção, mesmo que de forma errada”, afirma o PhD neurocientista, biólogo com formação em psicologia, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

A psicologia acredita que pessoas que buscam participar de reality shows tenham traços de personalidade narcisista, pelo fato de quererem chamar atenção e se autoafirmar diante da sociedade em massa.

Para a psicóloga, Leninha Wagner, “As pessoas confinadas não têm comportamento natural, espontâneo. Ali todos estão em competição. O BBB é um jogo que envolve estranhos confinados e observados 24h com um único objetivo, o prêmio em dinheiro. Eventualmente as máscaras caem e deixam à mostra o que, e quem, se é.”

Publicidade

Durante uma das dinâmicas propostas pelo reality, o famoso Jogo da Discórdia, Maria apresentou traços agressivos em situação de raiva e desabafo e, de acordo com ela, a situação saiu tanto de seu controle, que ela nem conseguiu entender o que aconteceu naquela pequena fração de segundos.

TRANSTORNOS QUE PODEM VIR À TONA EM PARTICIPANTES DE REALITY SHOWS

Diante do ocorrido, podemos analisar alguns transtornos que podem ocorrer em situações parecidas com essa, pontuam os especialistas.

“O transtorno de personalidade histriônica por exemplo, não estou dizendo que é o caso dela, pois além de não acompanhar o reality, não fiz uma anamnese, mas falando sobre o transtorno como exemplo, essas pessoas com TPH tendem a ter comportamentos para chamar a atenção, mesmo que de forma negativa, como se não tivesse coerência das ações, em que o resultado, chamar a atenção, torna-se o objetivo maior. Um outro exemplo são pessoas com a Síndrome de Münchhausen, que fingem ou causam a si mesmo doenças ou traumas psicológicos para chamar atenção”, disserta o neurocientista membro da Society for Neuroscience.

Publicidade

Além desses, podemos trazer em pauta o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), que se resume em uma condição que possui as seguintes características: Explosões de raiva recorrentes, frequência de ao menos duas explosões por semana, podendo apresentar agressividade ou violência e reação desproporcional ao evento estressor.


Sobre Dr. Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Programação em Python e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat – La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Publicidade

Sobre a Dra. Leninha

A Dra. Roselene Espírito Santo Wagner (CRP 48913), também conhecida como Dra. Leninha, é uma neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, além de ser habilitada para aplicação de testes psicométricos reconhecidos mundialmente.

Como especialista, a Dra. Leninha tem participação em diversos programas de rádio e televisão, assim como periódicos e revistas nacionais e internacionais.