Publicidade

Autoconhecimento não tem idade! Veja atividades que contribuem para esse processo fundamental

Colocar seus sentimentos em palavras têm um efeito terapêutico em seu cérebro

Autoconhecimento não tem idade! Veja atividades que contribuem para esse processo fundamental – Pexels

O autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para o sucesso de uma pessoa, tanto no aspecto pessoal, como no profissional!

Publicidade

A maneira como você se comporta e responde a situações externas é regida por processos mentais internos, e conseguir identificá-los e compreendê-los é essencial para ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Para a neuropsicóloga Juliana Yokomizo, quanto mais sabemos sobre nós mesmos, mais recursos temos para lidar com as demandas da vida. “Aumentar o autoconhecimento nos permite analisar nossos padrões de comportamento. Fica mais fácil identificar as emoções e sentimentos provocados por diversas situações e reagir de modo mais assertivo“, afirmou para o portal Viva Bem.

Mas será que há um limite de idade para isso? Na verdade, não! O autoconhecimento é importante para todas as faixas etárias. Mas os idosos podem ter mais dificuldade para desenvolver essa ferramenta. Isso ocorre porque seus padrões foram alimentados por muitos anos, de acordo com diversas experiências e interações.

 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: A oneomania, doença do consumismo exagerado, atinge principalmente as mulheres

+++ VEJA TAMBÉM: Terapia alternativa! Veja de que maneira a hipnose atua como ferramenta de tratamento da compulsão alimentar

 

Publicidade

Dessa maneira, separamos algumas atividades e práticas que podem ser úteis para o processo de se auto conhecer, independendo de sua idade. Veja: 

 

Estudar 

Publicidade

Ter o hábito de ler, estudar e aprender algo novo durante toda a vida amplia os conhecimentos, permite a autoavaliação e até contribui com a busca por um propósito ou meta.

 

Pensar em suas motivações

Publicidade

Quais são seus gatilhos e o que te faz levantar da cama todas as manhãs? Sem censuras, se questione e liste todas as possibilidades, do tipo, como gostaria de ser lembrado? Que tipo de legado lhe daria orgulho? Mais uma vez, não se censure!

 

Meditação e ioga 

Meditar e praticar ioga trazem diversos benefícios físicos e psicológicos para as pessoas. Contribui com o foco, ajuda a manter a calma, diminui o estresse e melhora a qualidade do sono. 

Com a prática frequente, o indivíduo reconhece e aceita as suas emoções e, melhora sua autoestima. Ao se concentrar em seus pensamentos e sentimentos, além do foco na postura, alcança uma consciência maior de si mesmo.

As atividades pregam ainda a importância do momento presente e a de estabelecer uma conexão com corpo, mente e respiração.

 

Fazer terapia

Há diversas abordagens que visam analisar comportamentos, o que inclui pensamentos e sentimentos. Geralmente, é o momento em que as pessoas olham para si e encaram diversas situações —conscientes e inconscientes. 

Também, você tem a possibilidade de falar sobre os seus medos e adquirir conhecimentos sobre a sua experiência de vida. Além de avaliar o que aconteceu para que você se tornasse a pessoa de hoje.

 

Expanda seu vocabulário emocional

As emoções criam respostas físicas e comportamentais poderosas que são mais complexas do que um simples “feliz” ou “triste”. Colocar seus sentimentos em palavras têm um efeito terapêutico em seu cérebro. 

Afinal, se você não consegue articular como se sente, isso pode criar estresse e outras sensações negativas. Aumente seu vocabulário emocional com uma nova palavra a cada dia e não tenha medo de ir além e se aprofundar em seus sentimentos.

 

Gerencie sua “auto-fala”

Há comentários sem parar em nossas cabeças que nem sempre são úteis. Um pouco de “auto-fala” negativa pode levar a quadros de estresse e depressão.

Preste atenção na maneira como você responde aos seus sucessos e fracassos. Você sempre considera suas conquistas apenas como sorte? Ou crucifica-se muito depois de falhas? 

Os contornos de feedback positivos e negativos se formarão em sua mente com base em como você responde a sucessos e falhas. Comemore suas vitórias, perdoe suas perdas e aprenda com elas. É um bom caminho para ampliar as chances de autoconhecimento, pode ter certeza.