Publicidade
Como a armazenar o leite materno – Freepik/freepik

Cada vez mais as mamães estão escolhendo extrair o leite materno, e os motivos são: viagem de férias com a família, aumentar e manter a produção do leite, quando o bebê tem dificuldade em amamentar e, principalmente, quando a mãe necessita voltar ao trabalho. Com isso, a pediatra Dra. Fernanda Catharino nos ajudou explicando como esse leite deve ser armazenado. Confira:

Publicidade

LEITE MATERNO: COMO EXTRAIR E COMO ARMAZENAR?

Primeiramente, no momento da extração, as mamães devem estar em locais limpos e confortáveis, o estimulo nas mamas deve ser feito com massagens e, para a retirada, podem ser utilizadas bombas extratoras de leite elétricas ou manuais. O leite materno, quando armazenado, pode ser mantido tanto na geladeira quanto no freezer. Segundo a pediatra Dra. Fernanda Catharino, o leite armazenado na geladeira deve ficar por 12 horas. Caso a mãe queira deixar o leite no freezer, o tempo recomendado é de no máximo 15 dias. O ideal é sempre manter o leite separado dos outros alimentos.

Para auxiliar e ter mais praticidade no armazenamento do leite, as mamães podem armazenar em sacos próprios para armazenamento de leite materno. Eles são práticos, já vem esterilizados e são fáceis de transportar. Além disso, possuem local para identificação da data e horário da retirada do leite.

+++ Consumo de álcool reduz chances de gravidez: mulheres devem evitar na segunda metade do ciclo menstrual

+++ Saúde feminina: obstetra aponta consequências da endometriose para a fertilidade da mulher

Publicidade

COMO DESCONGELAR O LEITE?

Uma das grandes dúvidas das mães é em relação a como descongelar o leite. A pediatra explica que sempre deve ser utilizado o leite que está guardado há mais tempo e o consumo deve ser em até 12 horas. Outro fator importante é retirar esse leite horas antes de utilizar e depois aquecer em banho-maria.

Publicidade