beleza   / Cuide-se!

Yoga facial rejuvenesce a pele e tonifica os músculos do rosto; Aprenda a fazer

O exercício ainda favorece a drenagem e eliminação de toxinas do organismo

VIVA SAÚDE Publicado sexta 28 agosto, 2020

O exercício ainda favorece a drenagem e eliminação de toxinas do organismo
Yoga facial rejuvenesce a pele e tonifica os músculos do rosto - Freepik

Não é só o seu corpo e alma que podem se beneficiar dos exercícios de yoga. A prática milenar, quando aplicada no rosto, pode também proporcionar diversas benfeitorias.

Um estudo feito em 2018, publicado na revista científica JAMA-Dermatology, testou a eficácia da yoga facial como alternativa para o rejuvenescimento.

+++ VEJA TAMBÉM: Vem de skincare! Água com gás realmente funciona nos cuidados com a pele?

+++ VEJA TAMBÉM: Cuidar da saúde dos pés é fundamental por muitos motivos - mas nem todo mundo lembra disso! Veja

O exercício trabalha os 57 músculos do rosto e pescoço, prevenindo rugas, marcas de expressão e flacidez, conferindo um aspecto mais relaxado, jovial e tonificado à face. A circulação sanguínea, que leva nutrientes para a pele, e a linfática, que retira toxinas do organismo e drena possíveis excessos de líquido, também são favorecidas pela técnica.

A especialista Alessandra Scavone alerta a necessidade de variar os exercícios da prática, pois, se forem sempre os mesmos, o músculo se acostuma e não se vê resultados. Por essa razão, ela indica um programa de 10 minutos de yoga facial, realizado regularmente, com uma série diferente de exercícios a cada dia, para que os resultados possam perdurar pelo resto da vida.

A especialista acrescenta ainda que é muito importante que se pegue o hábito da prática e não fique sem realizar a yoga no rosto por um intervalo de dias muito grande. "Quem não faz exercício físico, ou para de fazer por um período, fica com os músculos atrofiados. O mesmo acontece com a musculatura da face. Se ela não é trabalhada, perde a tonificação, prejudicando a sustentação da pele", diz para o Portal Minha Vida.

Confira alguns exercícios básicos de yoga facial preparados pela especialista Alessandra Scavone:

 

Tonificar o pescoço

Incline sua cabeça para trás e projete seus lábios para fora, ou sua mandíbula, o quanto for possível. Coloque a mão em sua clavícula. Mantenha a posição por 4 respirações profundas.

É ideal para exercitar o músculo da frente do pescoço, o que ajuda a reduzir linhas e rugas nessa área. Também tonifica a mandíbula inferior, o que ajuda a firmar essa região e reduzir a flacidez da pele.

 

Papada

Empurre o queixo para baixo sobre o topo dos dedos e apoie o cotovelo com a outra mão, como se o seu olhar se dirigisse para baixo e a sua mão levasse o seu rosto para cima. Segure por três respirações profundas.

Em seguida, usando o topo dos dedos de ambas as mãos, bata delicadamente na "papada", alternando entre cada mão durante 15 segundos.

 

Bochechas
Infle suas bochechas e também seus lábios superior e inferior, como se sua boca estivesse cheia de água, fechando seus lábios firmemente. Coloque as mãos nos lábios para que, ao iniciar o exercício, não faça rugas. Comece a respirar através de seu nariz. 

Em seguida, comece a transferir o ar de um lado ao outro da bochecha. Faça isso por trinta segundos. Essa técnica vai levantar e tonificar os músculos para firmar as bochechas e, portanto, reduzir linhas e rugas.

 

Olhos

Mantenha sua cabeça relaxada e olhe para um ponto na sua frente. Coloque a sua mão inteira na testa. Em seguida, sem mover a cabeça, pescoço ou rosto mexa seus olhos para o lado direito, depois de volta ao centro e então mexa os olhos para a esquerda.

Por fim, mova seus olhos de volta para centro e olhe para o teto. Faça isso também olhando para baixo, como se mirasse o chão. Com cuidado, feche seus olhos por cinco segundos e repita mais uma vez.

 

Sobrancelhas

Coloque os dedos indicadores nas bordas exteriores da sua sobrancelha. Abra seus olhos amplamente e puxe as sobrancelhas para longe uma da outra, criando tensão entre as duas. Mantenha a posição por dez segundos e repita mais duas vezes.

Em seguida, coloque os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas e "estique" para fora. Para dar um lift, "belisque" as sobrancelhas de dentro para fora três vezes e mantenha a posição por 10 segundos. Este exercício reduz linhas entre as sobrancelhas, alivia a tensão e firma a testa.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:52:37 (210).