Publicidade

Você sempre tem espinha no mesmo lugar? Veja as razões para isso estar acontecendo

Durante o período menstrual a acne pode aparecer principalmente nas bochechas, queixo e pescoço

Você sempre tem espinha no mesmo lugar? Veja as razões para isso estar acontecendo – Freepik

Por um bom tempo, você precisou conviver com uma espinha bem desagradável no rosto. Após alguns dias, ela acabou sumindo, mas não demorou muito para a acne aparecer no mesmo lugar e ainda mais incômoda. Isso já aconteceu com você? 

Publicidade

Se a resposta for sim e, se você pode prever quando sua acne vai aparecer com a mesma precisão da data da sua próxima menstruação, provavelmente há uma razão para você ficar com uma espinha na mesma região de sempre. 

Primeiramente, um cisto pode ser um dos motivos para esse problema. Espinhas que incham e nunca ficam externas são notórias por aparecerem no mesmo local e se desenvolverem quando seu poro, que tem a forma de um tubo longo, se ramifica e faz com que o óleo faça um desvio de seu caminho para a superfície da pele. 

 

+++ VEJA TAMBÉM: Protetor solar: Realmente devo reaplicar a cada duas horas? Veja as respostas para as maiores dúvidas sobre esse assunto
+++ VEJA TAMBÉM: Cuidados com a pele do rosto ao usar máscara de proteção: Evitar o uso de maquiagem é uma dica valiosa! Veja mais

Publicidade

 

Quando isso acontece, essa oleosidade forma um “balão” sob a pele e infla e desinfla dependendo de quanto óleo você está produzindo. Ou seja, se você tem grandes cistos, que podem deixar cicatrizes, seu médico pode prescrever uma pílula anticoncepcional, espironolactona ou antibióticos, por isso é importante consultar um dermatologista.

Outra razão para essa acne aparecer sempre no mesmo local é que ela não foi retirada do jeito certo, ou seja, se você alguma vez apertou uma espinha até que ela estourou, é possível que todo o pus não tenha sido removido. Isso significa que ela pode ficar inflamada novamente.

Publicidade

Alguns hábitos também podem ser culpados já que se você, por exemplo, tem a mania de tocar seu rosto quando está estressada ou nunca desinfeta seu celular, a acne mecânica, ou seja, causada pelo calor, atrito e pressão contra a pele pode aparecer. 

Também, durante o período menstrual você pode lidar com as drásticas mudanças hormonais de dentro para fora, causadas pela ativação androgênica das glândulas sebáceas, que podem fazer surgir acne principalmente nas bochechas, queixo e pescoço.
 

Publicidade