Publicidade

Usada há centenas de anos por mulheres asiáticas, a água de arroz clareia manchas na pele e promove maciez; Saiba como preparar a sua

A consultora em desenvolvimento de dermocosméticos Karina Soeiro explicou porquê a a fórmula é tão poderosa para o skin care

Água de arroz é usada há centenas de anos no tratamento da pele – Freepik

Na cultura asiática, usar água de arroz para a rotina de beleza é muito comum! Há centenas de anos, as mulheres japonesas usufruem dos benefícios dessa poderosa fórmula para deixar a pele mais uniforme, macia e clara.

Publicidade

Segundo a Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, Karina Soeiro, o arroz possui antioxidantes que têm ação antienvelhecimento e o ácido kójico, um potente despigmentante natural, que atua no clareamento de manchas.

“O ácido Kójico inibe a produção da tirosinase, uma importante enzima para a formação da melanina, e por consequência, evita o acúmulo do pigmento. O ácido kójico é uma matéria prima que existe na farmácia de manipulação, e é prescrita por médicos para tratamento do melasma”, explica Karina.

+++ VEJA MAIS: Skin care para iniciantes: especialista explica tudo o que você precisa saber para começar a cuidar da pele

PARA FAZER EM CASA

Publicidade

Para que a água de arroz tenha um efeito positivo sobre a pele, é necessário que o grão seja fermentado, pois o ácido kójico não está presente no arroz em sua forma natural, ele é produzido a partir da fermentação do grão. “Se você deixar somente o arroz de molho, você terá antioxidantes e outras substâncias que ajudam a melhorar a pele em si, mas o ácido kójico só será produzido com a fermentação. A recomendação é deixar o arroz na água por 24h, neste período será feita a fermentação”, garante a especialista.

Como a água de arroz é uma produção natural e não tem conservante é preciso atenção para guardá-la. Para facilitar a aplicação, coloque a água em um borrifador, esse mesmo recipiente pode ser utilizado para conservação na geladeira por até quatro dias. Após esse período, é necessário fazer uma nova fermentação do arroz, para que você obtenha um efeito positivo sobre a pele.

Para potencializar o uso da água do arroz, confira a Máscara de Arroz Fermentado com Blueberry e Romã, para auxiliar no clareamento de manchas e antienvelhecimento, ensinada por Karina Soeiro

Publicidade

Ingredientes:

1 ½ xícara de Chá de arroz
½ xícara de gomos de romã e ½ xíc de Chá de blueberries (se comprar congelado, deixe descongelar para que a água ajude a bater no liquidificador)
2/3 xíc de água

Como fazer:
Bata bem o arroz no liquidificador e passe na peneira fina. O que restar na peneira volte a bater e repita mais uma vez.

Publicidade

Dica: O que sobrou na peneira guarde para adicionar uma colher em um pouco de creme para esfoliar os pés. Não use esse farelo mais grosso no rosto pois pode machucar a sua pele!

Água fermentada de arroz: Reserve metade do farelo fino do arroz e a outra metade adicione 2/3 de xic de água. Deixe de molho por 24 a 48 hs em temperatura ambiente. Coe e utilize a água para bater com as frutas.

Coloque a água de arroz fermentado juntamente com as frutas e bata no liquidificador. Coe o sumo concentrado e congele as porções em forminhas de gelo (quando for fazer a máscara deixar descongelar um cubo em temperatura ambiente).

Publicidade

MÁSCARA

Para fazer a máscara, adicione 1/3 de xic de café do farelo fino de arroz que você reservou (seco) e 2/3 do sumo concentrado de frutas com a água de arroz. Mexa com uma colher até adquirir uma consistência cremosa.

Dica: Este farelo fino você pode acrescentar uma pequena porção em um pouco de sabonete líquido e fazer uma esfoliação facial 3 vezes por semana.

Aplique na pele com movimentos circulares para promover uma leve esfoliação e ocluir com papel alumínio ou toalha umedecida com água ligeiramente morna. Deixar agir por 30 minutos e enxague.