Publicidade

Skincare: devo suspender uso de cremes com ácidos no verão?

Especialista explica como usar cosméticos de forma segura durante o período de exposição solar mais intensa

Especialista fala sobre skincare no verão – Freepik/wayhomestudio

Durante um período de maior exposição solar, é essencial adotar cuidados com a pele para evitar manchas e queimaduras. Por isso, com a chegada do verão em dezembro, é comum que quem realiza skincare questione se é necessário interromper o tratamento com cremes que possuem ácidos na formulação.

Publicidade

O dermatologista Rafael Soares explica que não é necessário suspender o uso dos produtos: Essa preocupação faz sentido porque a exposição solar deixa a pele mais sensível, entretanto, não é necessário interromper o tratamento de skincare prescrito pelo seu dermatologista”, afirma. 

De acordo com Rafael Soares, os ácidos prescritos pelo dermatologista já consideram o seu uso ajustado conforme a exposição ao sol. Quando o paciente é orientado a realizar um tratamento com ácido retinóico, por exemplo, o produto sempre deve ser aplicado durante a noite, período em que não há exposição solar. Durante o dia, é essencial que a pele seja protegida do sol – independente se você faz uso de cremes com ácido ou não.

+++ Cirurgias no verão: veja como funciona a lipoaspiração de alta definição

+++ Barreira de proteção: dermatologista fala sobre maneiras essenciais para proteger a pele 

Publicidade

COMO PROTEGER A PELE NO VERÃO?

Como proteger a pele? “Para se proteger dos raios solares, o cuidado é o mesmo que durante o resto do ano: use protetor solar”, salienta o dermatologista Rafael Soares. “O uso de protetor solar deve ser contínuo: trata-se de um cuidado fundamental, seja verão ou não, porque a radiação ultravioleta está presente mesmo nos dias sem sol e frios”, alerta o especialista.


Sobre a fonte:

O Dr. Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Seu número de registro no CRM é 128012-SP. Na trajetória profissional, além da atuação na dermatologia clínica e estética, assim como na nutrologia, o Dr. Rafael Soares se dedicou à docência desde 2009 na mesma instituição onde se formou.

Publicidade