Publicidade

Óleos essenciais x pele: Com diferentes funções, eles podem ajudar a cútis ficar mais saudável e bonita

Há diversos tipos disponíveis e, quando associados, eles trazem benefícios enérgicos entre eles

Óleos essenciais x pele: Com diferentes funções podem ajudar a cútis a ficar mais saudável e bonita – Freepik

Você provavelmente já ouviu falar dos óleos essenciais como base da aromaterapia — um tratamento holístico que utiliza alguns aromas naturais, provenientes de plantas, vegetais e flores, para trazer benefícios à mente e ao corpo. Mas você sabia que eles também podem ser ótimos para a sua pele? 

Publicidade

Pois é. Parece maravilhoso e é! Há diversos tipos disponíveis e, quando associados, eles trazem benefícios sinérgicos entre eles. Nas aplicações cosméticas, eles auxiliam na manutenção da pele e couro cabeludo. Uma única gota do líquido pode conter até 800 moléculas diferentes, tudo 100% natural!  

Mas, por serem altamente concentrados, você não pode, de maneira alguma, aplicá-los diretamente sobre a cútis. O correto é adicionar uma pequena quantidade em algo que você usa no dia a dia. Alguns exemplos são o óleo vegetal natural, hidratante, máscara, cremes de massagem corporal e até argila. 

 

+++ VEJA TAMBÉM: Dossiê do bronzeado saudável: como manter o bronze por muito tempo? O que fazer quando exagerar no sol? Dermatologista responde!
 
+++ VEJA TAMBÉM: Truque caseiro: 3 óleos que deixam as sobrancelhas mais cheias

Publicidade

 

MAIS ALGUNS MODOS DE USAR

Em conjunto com os produtos de uso diário: nesse caso, basta acrescentar algumas gotas do óleo essencial nos produtos de uso diário (limpadores, loção hidratante, tônicos e até xampu e condicionador); 

Publicidade

Máscaras: separe um pouco da sua máscara facial preferida (somente o suficiente para um uso), pingue duas gotinhas, misture e pronto. Aplique no rosto e deixe agir conforme a recomendação do produto;  

Compressas: acordou com alguma dor muscular ou torcicolo? Coloque de duas a cinco gotas em uma toalha e pressione sobre a região. Aguarde 15 minutos.  

 

Publicidade

PELES SECAS

Se a sua pele é seca, vale apostar nos óleos a seguir:

 

Publicidade
  • Gerânio: confere maciez aveludada e resgata a umidade natural da pele. Possui ação antioxidante, sendo especialmente recomendado para peles maduras. Ajuda a clarear e rejuvenescer, propiciando beleza e vitalidade.  

 

  • Lavanda: muito conhecido e consumido no mundo todo, esse óleo essencial é bastante seguro, inclusive para tratar queimaduras e evitar queloides. Tem ação antisséptica e promove regeneração celular, auxiliando na cicatrização de ferimentos.  

 

  • Palmarosa:  hidrata a pele, restaurando brilho, maciez e flexibilidade da mesma. Ajuda a clarear manchas e a combater dermatites, rugas e flacidez. Possui ação desodorante e regula a sudorese.  

 

PELES OLEOSAS

Se a sua pele é oleosa, vale apostar nos óleos a seguir:

  • Lavanda;
  • Sândalo;
  • Cedro;
  • Cipreste;
  • Sálvia;
  • Melaleuca: antisséptico muito eficaz contra bactérias, vírus e fungos. Além de ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes que permitem que a substância seja usada como coadjuvante em tratamentos para acne e caspa. 

 

TODOS PODEM USAR?

Não. Grávidas, por exemplo, não podem apostar nos óleos sem antes ter a orientação de um especialista. Alguns compostos são prejudiciais para a mãe e para o bebê. 

Também, óleos mais ácidos, como o de bergamota, limão, grapefruit, laranja doce, laranja amarga e tangerina podem causar queimaduras na pele quando em contato com a luz solar. Portanto, é sempre importante prestar muita atenção na misturinha que você pretende fazer.

Consulte um dermatologista para saber o melhor tipo de óleo para você.