Publicidade

Já teve vontade de por? Odontologista indica quem deve e não deve usar lentes de contato nos dentes

A especialista Caroline Malavasi, responsável por conversas com a VivaSaúde sobre o assunto, ainda deu detalhes de como é feito o procedimento

Já teve vontade de por? Odontologista indica quem deve e não deve usar lentes de contato nos dentes – Freepik / Racool_studio

Você já ouviu falar em lentes de contato dental? Se não, saiba que o seu artista ou influenciador preferido provavelmente tem aquele sorriso branquinho e harmonioso graças a esse procedimento. Realizado por dentistas especializados em dentística, o procedimento é feito com pequenas lâminas de porcelana frente aos dentes modificando seu formato, comprimento e cor, dando mais harmonia ao sorriso, conforme explica a odontologista Caroline Malavasi, mestre em Dentística pela UFF, da Malavasi Odontologia, no Rio de Janeiro. 

Publicidade

Segundo a especialista, as lentes de contato dental são indicadas para proporcionar a largura e altura adequada aos dentes, principalmente para quem tem dentes muito pequenos, para quem tem dentes escuros, mas que o clareamento não surtiu efeito e para o fechamento de diastemas e demais alterações no formato dos dentes.

+++ Especialista aponta os cuidados diários para diferentes tipos de pele

+++ Dieta da ACNE? Descubra seus efeitos e como ela interfere na resposta ao tratamento do problema

Por se tratar de um tratamento estético, a dentista explica que as lentes de contato são indicadas apenas após tentativas com os tratamentos primários como clareamento ou aparelhos ortodônticos. 

Publicidade

“Além disso, as lentes de contato são indicadas para quem está com a saúde bucal em dia, sem cáries e/ou inflamações gengivais. Dentes com restaurações muito amplas que necessitem de tratamento de canal ou a indicação de extração, por exemplo, não têm indicação para facetas e ,sim, para tratamentos um pouco mais invasivos, como as coroas e os implantes”, explica Caroline. 

Como é feito o tratamento?

A especialista explica que a primeira etapa é a avaliação do odontologista, para diagnóstico e preparos dentais. Depois, é feita a moldagem digital realizada com scanner intraoral e após essas duas etapas, é feita a colocação. Isso leva entre três a quatro consultas com o dentista. 

Publicidade

“Após o procedimento, é necessária extrema higienização e cuidados com a saúde bucal e redobrar cuidados como morder objetos duros, roer unhas e também se atentar aos casos de bruxismo e ranger dos dentes”, ressalta a odontologista.

Ela também explica que as lentes de contato têm vida útil de 10 anos ou mais, mas isso varia de acordo com os cuidados de cada paciente. Assim como a saúde bucal como um todo, é necessário uma visita anual periódica ao dentista, para evitar possíveis fraturas e infiltrações e fazer sua manutenção.

“As lentes de contato não podem ser consertadas, então havendo alguma quebra ou lasca, é necessário fazer a correção do dente como um todo”, finaliza a especialista. 

Publicidade