Publicidade

Fios soltinhos! 6 dicas para controlar a oleosidade excessiva dos cabelos

O tricologista Lucas Fustinoni apontou cuidados fundamentais para quem possui cabelos oleosos e quer se ver livre de fios com aspecto sujo e gorduroso

Fios soltinhos! 6 dicas para controlar a oleosidade excessiva dos cabelos – Freepik

Assim como a pele, o cabelo possui características específicas que variam de indivíduo para indivíduo, sabia?

Publicidade

Por exemplo, muitas pessoas possuem cabelos mais oleosos, o que pode causar grande incômodo, pois, mesmo com higienizações constantes, o excesso de óleo pode conferir um aspecto engordurado e sujo aos fios.

“Ao contrário do que muitos pensam, o sebo não é algo ruim pois é responsável por proteger os fios e o couro cabeludo contra agressores externos, como o sol e a poluição. O problema ocorre quando esse óleo é produzido excessivamente, o que, além de prejudicar a estética, também favorece o surgimento de condições como dermatite seborreica e queda capilar”, explicou o médico tricologista Dr. Lucas Fustinoni para a Viva Saúde. 

Mas a boa notícia é que é perfeitamente possível controlar a oleosidade excessiva dos cabelos através de alguns cuidados simples que o especialista listou! Confira:

+++ VEJA TAMBÉM: Skincare: quais produtos devem ser aplicados no rosto pela manhã? E pela noite? Confira a resposta para essas perguntas tão comuns! 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Envelhecimento precoce: má alimentação e poluição podem acelerar o surgimento de sinais na pele

Lave os cabelos na medida certa
Não lavar os cabelos é um dos piores hábitos que alguém com fios oleosos pode ter. Mas realizar a higienização em excesso é igualmente prejudicial. “Não remover a oleosidade ou removê-la demais estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Por isso, o recomendado para quem possui cabelos oleosos é lavar os fios em dias alternados, salvo em casos de pessoas que transpiram muito ou que praticam atividades físicas, que podem realizar a higienização dos cabelos diariamente”, aconselhou o tricologista.

Evite banhos muito quentes 
Segundo o especialista, o ideal é que os cabelos sempre sejam lavados com água fria ou, no máximo, morna, principalmente no caso de quem sofre com oleosidade excessiva dos fios. “Isso porque a água quente provoca a remoção intensa da oleosidade natural do couro cabeludo, o que diminui a camada protetora do tecido e favorece o ressecamento com consequente surgimento de efeito rebote, que é o aumento da produção de oleosidade pela pele para compensar a agressão sofrida”, destacou.

Publicidade

Escolha o shampoo adequado

Para controlar a oleosidade dos fios é fundamental utilizar um shampoo específico para cabelos oleosos e, de preferência que contenha tensoativos, que são substâncias capazes de se ligar às moléculas de gordura e sujeira para removê-las mais facilmente. “É interessante também utilizar semanalmente um shampoo antirresíduos, que é ideal para remover o acúmulo de produtos como máscaras e condicionares que podem ficar nos fios mesmo após a lavagem e causar o aumento da oleosidade”, recomendou o médico. 

Ainda, o Dr. ressaltou que os shampoos a seco, queridinhos de quem sofre com oleosidade excessiva, devem ser utilizados apenas em último caso. “Os shampoos a seco são uma espécie de talco que ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo. No entanto, por não remover as sujidades, esse tipo de produto pode gerar resíduos que aumentam a produção de sebo e causam a obstrução dos poros”.

Publicidade

Cuidado ao aplicar produtos de hidratação
Até mesmo cabelos oleosos necessitam de hidratação, que pode ser realizada através do uso de condicionadores, máscara e óleos. No entanto, é fundamental evitar aplicar esses produtos próximo ao couro cabeludo.

“Isso porque o couro cabeludo é naturalmente mais oleoso. Logo, a aplicação de produtos de hidratação nessa região pode favorecer ainda mais a produção de oleosidade, obstruindo poros e causando condições como foliculite, queda e dermatite seborreica. O recomendado então é aplicar o condicionador, a máscara e o óleo somente no comprimento e nas pontas, que são áreas que realmente necessitam de hidratação”, alertou o especialista.

Evite mexer nos cabelos
Muitas pessoas possuem a mania de mexer nos cabelos ao longo do dia, mas o ideal é tocar nos cabelos apenas para arrumá-los. “Tocar excessivamente nos fios pode fazer com que as sujidades das mãos passem para os cabelos, aumentando a oleosidade da região”, afirmou o médico.

Publicidade

Fique atento à alimentação

A alimentação possui impacto direto na qualidade e saúde dos cabelos. Logo, é natural que o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar e gordura favoreça a produção excessiva de oleosidade pelo couro cabeludo. 

“Dessa forma, para manter os cabelos livres do excesso de sebo e até para torná-los mais fortes e favorecer seu crescimento, o ideal é manter uma alimentação balanceada rica em frutas, legumes e verduras. Quem sofre com fios oleosos deve apostar principalmente em alimentos com Vitamina A, como cenoura, abóbora e mamão, já que o nutriente ajuda a normalizar a produção natural de sebo”, finalizou o Dr.


Dr. Lucas Fustinoni é médico tricologista, referência internacional em Tricologia e membro da World Trichology Society, da European Hair Research Society, da Ukranian Hair Research Society, da Sociedade Italiana de Tricologia e da Associação Argentina de Tricologia. Graduado em Medicina, é divulgador científico de Tricologia e Estética, Fellowship de Estética em Miami, e possui o maior canal do Youtube do mundo sobre Tricologia e Estética.