Publicidade

Dossiê do bronzeado saudável: como manter o bronze por muito tempo? O que fazer quando exagerar no sol? Dermatologista responde!

Em entrevista exclusiva, Dr. Amilton Macedo dá dicas importantes para quem ama um ‘solzinho’

Bronzeado saudável: Alimentação é um dos fatores importantes para atingir a cor do verão – Freepik

Conquistar uma pele bronzeada é o objetivo de muitas pessoas com a chegada do verão, não é mesmo? 

Publicidade

No entanto, a estação mais quente do ano apresenta alguns riscos ao corpo, como queimaduras, insolação, envelhecimento precoce, manchas e até mesmo o desenvolvimento do câncer de pele. 

Por isso, todo cuidado é necessário para manter a cútis segura, principalmente nessa época. Mas, será que existe uma maneira saudável de deixar a pele corada?  

A resposta é sim! Segundo o dermatologista Dr. Amilton Macedo, a exposição ao sol deve ser feita sempre com protetor solar antes das 10 horas e depois das 16 horas. Nesse período, há menor radiação UVB que provoca queimaduras. “O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar e, quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção, é melhor para saúde de sua pele”, explicou o especialista.  

 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Skincare: quais produtos devem ser aplicados no rosto pela manhã? E pela noite? Confira a resposta para essas perguntas tão comuns! 

+++ VEJA TAMBÉM: Envelhecimento precoce: má alimentação e poluição podem acelerar o surgimento de sinais na pele

 

Publicidade

Por isso, veja alguns cuidados específicos que você deve tomar para adquirir uma cor saudável, bonita e bronzeada: 

LIMPEZA DA PELE

Antes da exposição solar evite usar hidratantes ou cremes. É interessante esfoliar muito bem a pele para uniformizá-la. A esfoliação removerá os resíduos de óleos e hidratantes que podem formar uma barreira na pele e, isso fará com que o bronzeado dure mais. Faça a esfoliação um dia antes. 

Publicidade

PROTEÇÃO DA PELE

Aplique e reaplique o filtro solar a cada duas horas, o fator 30 é ideal para quem deseja um bronzeado saudável. Algumas áreas contam com maior risco de queimadura, portanto, precisam de uma dose extra de proteção. São elas: a ponta do nariz, o lóbulo da orelha, o dorso e o peito do pé.

ALIMENTAÇÃO 

Publicidade

Alguns alimentos ricos em betacaroteno, um componente que contribui para a produção de melanina, pigmento da pele responsável pela proteção e promoção do bronzeado, podem ajudar a conquistar uma pele bronzeada. Aposte nos legumes, frutas e verduras de coloração amarela, alaranjada e verde escuro.⠀

PARA MANTER O BRONZEADO

Após tomar sol aplique um hidratante apropriado para seu tipo de pele, ele ajuda a repor a água do corpo e evitar o ressecamento da pele.

 

Mas a vida não é feita só de bons momentos e de responsabilidade, não é? Nós compreendemos isso!

Apesar de ser muito prejudicial à pele, é fácil perder o controle do tempo e passar o dia todo embaixo do sol, na praia, na piscina ou em uma festa com os amigos. Por isso, também pedimos dicas para o Dr. Amilton Macedo sobre como podemos lidar com a exposição demasiada.

EXAGEREI NO SOL, E AGORA?

A queimadura solar é a reação inflamatória aguda da pele em resposta à radiação, que varia de acordo com a intensidade, o tempo de exposição e o tipo de pele. Isso não é saudável para a derme e caso aconteça, é preciso tomar algumas medidas para ajudar as queimaduras a cicatrizarem mais rapidamente, reduzindo a dor e aumentando o conforto.

Veja:

1- Faça compressas naturais com camomila, que possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a diminuir o desconforto causado pela queimadura. Faça um chá da planta, deixe na geladeira e depois molhe uma gaze ou um pano limpo na infusão. Por fim, aplique as gazes sobre a pele queimada pelo sol, deixando-a atuar de 7 a 10 minutos, várias vezes ao dia. 

2- Tome banho com sabonete suave ao sair da praia ou piscina e mantenha a temperatura da água fria. Na hora de se enxugar, faça com delicadeza e com uma toalha macia.  

3- Hidrate a pele logo após o banho e várias vezes ao dia, aplicando um bom creme hidratante à base de pantenol, óleos de uva ou macadâmia, vitamina e aloe vera.

 

Agora, sim, pode preparar a mala do verão, porque ele tá quase chegando e você já saberá como se proteger adequadamente!