Publicidade

Dicas inteligentes: Como emagrecer sem ficar flácida no corpo e no rosto?

Uma alimentação rica em proteínas vai fazer com que o corpo naturalmente produza mais colágeno

Dicas inteligentes: Como emagrecer sem ficar flácida no corpo e no rosto? – Freepik

Perder peso é uma preocupação constante, não só pela estética, mas também pela saúde, não é mesmo?

Publicidade

Quando o emagrecimento é maior do que aqueles dois “quilinhos”, entra em jogo não só as questões com a alimentação e o ritmo de exercícios, mas a ansiedade com resultados futuros. Geralmente surge a temida pergunta: “será que vou conseguir emagrecer sem ficar flácida?”

Mas afinal, por que a flacidez pode acontecer? Bom, é uma felicidade quando ocorre a queima de gorduras, mas a má notícia é que durante o emagrecimento existe a queima de músculos também. Além disso, a gordura que sobra tende a se acomodar próxima a pele, o que dá o aspecto de “murcho”.

Então, para evitar esse problema é preciso incorporar algumas atitudes que ajudarão a manter o corpo e o rosto firmes mesmo depois do emagrecimento!

+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais

Publicidade

EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Primeiramente, um processo de perda de peso saudável acontece quando se diminui até, no máximo, um quilo por semana. Esse é o número ideal para evitar a flacidez e também para aumentar a probabilidade de o peso reduzido ser mantido. 

ESTIMULE A PRODUÇÃO DE COLÁGENO 

Publicidade

Além disso, uma alimentação rica em proteínas (seja de origem animal ou vegetal) vai fazer com que o corpo naturalmente produza mais colágeno, portanto aposte em fontes de proteínas boas, como carnes magras (frangos e peixes) e vegetais verde-escuro (como brócolis). 

PRATIQUE MUSCULAÇÃO 

A tendência de quem está em processo de emagrecimento é querer fazer muito exercício cardiovascular, como correr, caminhar e pedalar, devido a crença de que são atividades que farão perder mais calorias. Entretanto, a manutenção ou a criação de massa muscular magra é primordial.  

Publicidade

Também, a musculação irá contribuir para o ganho de massa muscular, que é muito importante para manter o novo peso a longo prazo e evitar flacidez. Ter um bom nível de massa magra possibilita maior gasto de calorias ao longo do dia, mesmo quando você não está treinando.

COMO EVITAR FLACIDEZ NO ROSTO?

Em primeiro lugar, cuidado ao praticar exercícios ao ar livre, já que a exposição solar desprotegida degrada o colágeno, resultando em uma pele mais flácida e com rugas. Portanto, sempre use um protetor solar ao se expor à luz do dia! 

Publicidade

Também, exercícios físicos de alto impacto — como a corrida — podem contribuir para o surgimento de flacidez na face devido à ação da gravidade. Prefira exercícios de leve impacto, como uma caminhada, para evitar o indesejado efeito bochecha de buldogue, onde o formato de triângulo invertido que o rosto tem quando estamos jovens torna-se um triângulo comum. 

E, as expressões que realizamos durante os exercícios geram pequenas demarcações momentâneas na pele devido à movimentação da musculatura, portanto, evite fazer caretas durante a atividade física.