Publicidade

Danos térmicos: quais problemas as altas temperaturas causam ao cabelo?

A tricologista Viviane Coutinho comentou sobre alguns danos que o uso de equipamentos como secador, chapinha e babyliss podem ocasionar

Danos térmicos: quais problemas as altas temperaturas causam ao cabelo? – Freepik / diana.grytsku

As fontes de calor nem sempre são aliadas dos cabelos, principalmente no quesito saúde. As altas temperaturas podem ocasionar diversos problemas aos fios e ao couro cabeludo, por isso a importância da proteção térmica.

Publicidade

A tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, detalha alguns danos que o uso de equipamentos como secador, chapinha e babyliss podem ocasionar.

+++ Cabelo no verão: confira cinco dicas poderosas para salvar os seus fios na praia

Quais problemas as altas temperaturas causam ao cabelo?

“O cabelo pode ter diversos tipos de danos por conta da exposição ao calor intenso, como os problemas de tricorrexe nodosa, bubble hair e tricoptilose. Quando identificados casos como esses, os cabelos danificados precisam ser tratados para sanar aqueles danos reversíveis”, conta ela.

Viviane explica ainda o que são cada um desses problemas que cita.

Publicidade

“Há danos térmicos que podem ser tratados, porém existem os problemas irreversíveis. Quando não há uma proteção térmica adequada, as madeixas ficam expostas e pode surgir o chamado ‘bubble hair’, que são bolhas de ar formadas nas hastes dos cabelos. Já a tricorrexe nodosa  são micros nódulos que se formam nas hastes pilosas, ocasionando a ruptura total ou parcial dos fios. Outro problema ainda é a tricoptilose, as chamadas ‘pontas duplas’, quando as pontas do cabelo podem partir, originando uma ponta dupla, tripla ou quádrupla”, completa Viviane. 

A tricologista conta sobre os cuidados térmicos na hora de preparar os cabelos para receber fontes de calor, e detalha ainda, como cuidar nas situações de danos.

+++ Rinoplastia ajuda a rejuvenescer? Melhora a harmonia facial? 4 dúvidas (respondidas) por um expert

Publicidade

“A importância da proteção térmica antes do uso de secador e chapinha, por exemplo, é crucial para a saúde dos fios, pois vai criar uma barreira de proteção para a exposição dos cabelos à altas temperaturas, além disso, é importante atentar-se ao uso excessivo desses equipamentos de calor, pois podem ocasionar problemas maiores. Em situações de já estar com os fios danificados, sugiro fazer uma avaliação com um profissional especializado, caso o dano seja reversível, ele irá indicar o tratamento adequado para cada situação”, finaliza.