Publicidade

Cabelos quebrados nunca mais! Saber como pentear os fios faz toda a diferença; Veja mais dicas

A escova correta pode ajudar a evitar problemas com a saúde das madeixas

Cabelos quebrados nunca mais! Saber como pentear os fios faz toda a diferença – Freepik

Mais que um corte legal e uma cor bonita, para ter fios lindos como os das estrelas de filmes é preciso que eles estejam saudáveis!

Publicidade

Por isso, cabelos quebrados são o pesadelo de muitas mulheres. Além do frizz e da textura dura, emborrachada e desagradável, eles perdem totalmente o brilho. Ninguém merece, não é mesmo?

Porém, vencer esse problema é simples: basta seguir uma rotina de cuidados e prestar atenção aos sinais de alerta que os fios dão. Só assim eles vão ficar cada vez mais fortes e bonitos!

Então, diga adeus aos cabelos quebrados e confira nossas dicas para fazê-los crescerem mais saudáveis!

 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Soro fisiológico todos os dias? Sim! Além de beneficiar a saúde, ainda tem função hidratante para pele e cabelo; Entenda!

+++ VEJA TAMBÉM: Confira 6 máscaras caseiras para deixar seus fios longos, saudáveis, sem frizz e eliminar caspas

 

Publicidade

1. Xampu sem sulfato

Produtos sulfate free são livres de detergentes pesados como o lauril sulfato de sódio (LSS), substância conhecida por fazer espuma, mas que também remove a proteção natural do fio, ressecando e provocando frizz e quebra. Antes de comprar o próximo xampu, dê uma olhada na lista de ingredientes. 

 

Publicidade

2. Compre o pente (ou escova) ideal para o seu tipo de fio

Muita gente não tem noção de como o pente correto pode ajudar na saúde dos fios e evitar problemas como quebra do cabelo e frizz. Os cacheados, por exemplo, precisam de pentes com dentes mais largos, uma vez que eles são mais finos e frágeis.

Os crespos também são bem finos, por isso pedem acessórios com uma distância que varia de 4 a 6 milímetros entre os dentes, conhecido como pente garfo.

Publicidade

Já as pessoas que possuem cabelos lisos podem usar pentes de plásticos com dentes não muito espaçados, ou escova raquete — quadrada, arredondada ou oval. 

 

3. Na hora de secar com a toalha

Não esfregue demais a toalha na cabeça. O fio de cabelo é muito delicado e o peso da toalha aliado a movimentos bruscos pode parti-lo. Por isso, apenas aperte o tecido suavemente contra as madeixas.

 

4. Use protetor térmico

O excesso de calor do secador e da chapinha são alguns dos principais motivos que levam o cabelo a se quebrar. O protetor evita o ressecamento, melhorando o aspecto geral do fio e impedindo que ele se parta.

 

5. Prefira banhos mornos e frios

A água quente do chuveiro provoca ressecamento do couro cabeludo e dos fios, o que pode ocasionar a quebra.

 

6. Saiba como pentear

Não há como falar de pentes sem falar também no modo correto de desembaraçar. Para os fios cacheados, o correto é fazer uma linha circular, começando na ponta da sobrancelha e seguindo sobre a orelha até completar um círculo. Prenda a parte superior, umedeça a parte inferior e comece a desembaraçar a partir das pontas, indo progressivamente em direção à raiz. 

Depois solte a parte superior e repita o processo. Podem ser utilizados óleos, silicone e leave-in para auxiliar no processo 

Já, para desembaraçar os fios lisos, faça uma divisão prendendo a parte superior e comece penteando a parte inferior, das pontas para a raiz, de forma delicada, sem forçar os fios.