beleza   / Área dos olhos

Argila preta ameniza olheiras? 6 cuidados práticos e eficazes para tratar e prevenir esse problema

Estresse físico e emocional, tabagismo e alergias podem ser algumas das causas do escurecimento dessas áreas

VIVA SAÚDE Publicado sexta 19 março, 2021

Estresse físico e emocional, tabagismo e alergias podem ser algumas das causas do escurecimento dessas áreas
6 cuidados práticos e eficazes para tratar e prevenir olheiras - Freepik

Se você clicou nessa matéria, provavelmente olheiras são um problema na sua vida, não é mesmo?

Essas manchas ao redor dos olhos costumam ser um grande incômodo para muitas pessoas, principalmente quando são profundas ou marcadas, com o formato aparente!

E, não existe apenas um fator causador desse problema – eles são condições diversas, que variam de pessoa para pessoa, e interferem diretamente na intensidade e coloração das manchas embaixo dos olhos. Por exemplo, o uso de medicamentos corticoides, a falta de cuidados com a área dos olhos (fricção e coceiras constantes), peles mais claras e finas, estresse físico e emocional, tabagismo, alergias e rinites e a má respiração bucal, que prejudica a irrigação e oxigenação na região dos olhos, são possíveis fatores causadores das olheiras. 

+++ VEJA TAMBÉM:  Nutricionista lista 10 alimentos que precisam ser substituídos do seu cardápio urgentemente

+++ VEJA TAMBÉM:  Especialista responde: Qual a opção mais saudável para passar no pão? Requeijão, margarina, manteiga ou geleia?

Mas, a notícia boa é que é possível tratar essa área escura usando alguns ativos naturais ou mudando alguns hábitos diários! Confira 6 cuidados práticos e eficazes para tratar e prevenir as olheiras:

1. Hidrate a área dos olhos
Invista em produtos hidratantes específicos para os olhos – cremes respondem bem em peles ressecadas e sensíveis, enquanto séruns e loções têm efeito mais positivo em pessoas de pele oleosa 

Como aplicar produtos na região?
Aplique-os nas olheiras e pálpebras, sempre em movimentos circulares, de dentro para fora dos olhos, fazendo uma drenagem. 

2. Use argila preta
Máscaras faciais têm ação altamente hidratante, e as de argila preta possuem efeito detox e anti-inflamatório, funcionando como ótimas aliadas para amenizar a cor escura na região.
Como fazer? Misture um pouco da argila com água filtrada até formar uma pasta. Aplique nas olheiras por cerca de quinze minutos e enxágue com água corrente e fria. O procedimento pode ser feito quinzenalmente, e deve ser finalizado com um hidratante próprio para olhos.

3. Faça compressas usando chá de camomila
Algumas substâncias florais, como a camomila, também ajudam bastante a combater olheiras e diminuir o inchaço nessa área do rosto. 

Como fazer? Compressas frias de chá de camomila podem ser feitas com auxílio de gaze ou algodão embebidos no chá, ou com o próprio sachê, sempre geladinho. Ambas têm ação calmante, descongestionante e clareadora.

4. Faça compressas de água fria ou gelada 

Compressas de água fria agem diminuindo a vasodilatação e melhorando significativamente as olheiras vasculares.
Elas podem ser feitas entre duas e três vezes ao dia, todos os dias, por um período de dez a quinze minutos. 

5. Use rodelas de pepinos
Usar pepinos nos olhos é um clássico eficaz, já que o fruto é rico em vitamina C, promovendo a renovação celular, além de ser um importante anti-inflamatório natural, que ajuda a reduzir o inchaço na área dos olhos. 

Como fazer? Corte duas rodelas generosas de pepino, deixe-as na geladeira e aplique-as nas olheiras, com os olhos fechados, por cerca de quinze minutos.

6. PREVENÇÃO

Alguns hábitos saudáveis da rotina são capazes de atuar diretamente na prevenção do problema, principalmente se elas não forem decorrentes de fatores e influência genética. É essencial, para que o inchaço e as manchas não apareçam de surpresa, dormir bem e manter um sono regular de, pelo menos, oito horas diárias. A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação também evitam o cansaço excessivo.

Beba cerca de dois litros de água por dia, evite dormir maquiada, use protetor solar diariamente, faça chuva ou faça sol, proteja os olhos com óculos de sol, para evitar a pigmentação de melanina embaixo dos olhos, evite o tabagismo e, caso sofra com alergias respiratórias, como a rinite, procure por tratamentos específicos.

Por fim, toda vez que for lavar o rosto prefira água em temperatura fria ou gelada e, sempre que possível, faça massagens circulares na área dos olhos ao aplicar cremes e séruns. 

Mas, lembre-se, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, consultar um/a especialista no assunto, capaz de diagnosticar as causas – isoladas ou combinadas – e melhores maneiras de acabar com suas olheiras.  
 

Último acesso: 16 May 2021 - 20:52:20 (1809).