Publicidade

5 coisas que você precisa saber antes de realizar um procedimento cirúrgico

É preciso realizar muitas pesquisas para se informar e montar um bom planejamento para todo o processo que envolve a cirurgia

Planejamentos para o processo de cirurgia – Freepik/wavebreakmedia_micro

Em meio a tantos procedimentos não invasivos, muita gente ainda tem medo de enfrentar o bisturi. Mas, verdade seja dita, a cirurgia plástica vai além de um assunto meramente estético. Além de trazer de volta a autoestima de pacientes que se sintam desconfortáveis com algo, ela requer etapas a serem concluídas, e isso demanda um planejamento. Afinal, de nada adianta ter dinheiro para realizar o procedimento, mas não conseguir se afastar das atividades físicas moderadas da rotina ou do trabalho, por um período.

Publicidade

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são feitos no Brasil todos os anos. Com maior acesso à informação, os pacientes podem redobrar a atenção na hora de fazer qualquer procedimento estético. Por isso, é preciso um bom planejamento, como explica a cirurgiã plástica Dra. Cláudia Francisco Oliveira.
 
“A formação de um cirurgião plástico requer, no mínimo, 11 anos de estudo. E estes profissionais passam por constantes atualizações na carreira. Para ter bons resultados, é sempre bom pesquisar antes todas as informações sobre o seu procedimento, com o seu médico”, afirma a cirurgiã, que é Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

+++ Naturalidade estética! Otorrinolaringologista Dr. Edson Freitas explica como ter um nariz harmônico

+++ Nova tecnologia é opção para tratar a flacidez da parte inferior do braço

A seguir, a Dra. Cláudia pontua os cinco passos essenciais antes de realizar o procedimento cirúrgico. Confira:
 
Opte por um especialista titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
 
Antes de realizar um procedimento ou cirurgia plástica, exija experiência e atualização técnica. Sempre aconselhamos a procura por um profissional especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Receber uma indicação de outro médico vale muito, pois aumenta a credibilidade do profissional.
 
Preste atenção nos sinais do seu corpo
 
Para que a cirurgia tenha sucesso, primeiro tem que haver o incômodo, desconforto na área a ser tratada. Depois, você precisa ter a indicação do profissional que está se consultando. Passadas todas as informações positivas e negativas do procedimento ao paciente, fica mais fácil alcançar o resultado de forma mais realista.
 
Cuidado com o pós-operatório
 
Todos os procedimentos podem ter alterações que vão exigir cuidados no pós-operatório ou até um retoque – pequena cirurgia que pode melhorar uma cicatriz ou uma pequena assimetria. Os cuidados no pós-operatório dependem principalmente do paciente, que deve ter um acompanhamento constante do seu médico.
 
Saiba tudo sobre o período de recuperação
 
O período de recuperação sempre é mais delicado no primeiro mês. Porém, os seis meses seguintes também fazem parte dessa recuperação, exigindo cuidados menores, mas ainda ocorre modificação do corpo, como redução do inchaço, clareamento das cicatrizes, redução de assimetrias e fibroses. 
 
Toda cirurgia deve ser planejada
 
Toda cirurgia deve ser bem planejada, tanto do ponto de vista de data mais adequada para realização da mesma, quanto pelo período pós-operatório mais cuidadoso, além da disponibilidade financeira. Um profissional qualificado em constante atualização, uma estrutura hospitalar equipada, um acompanhamento pós-operatório prolongado vão ter um custo. E para que um paciente possa se sentir seguro, acolhido e satisfeito todas as etapas precisam ser rigorosamente cumpridas.

Publicidade