esporte-e-lazer   / Exercício de bem-estar

Yoga em casa: 6 dicas para começar a praticar

Fazer essa atividade com sua família ou amigos além de ser benéfico para a saúde de todos também poderá estreitar os laços

VIVA SAÚDE Publicado sexta 6 novembro, 2020

Fazer essa atividade com sua família ou amigos além de ser benéfico para a saúde de todos também poderá estreitar os laços
Yoga em casa: Aprenda como começar a praticar - Freepik

Não é segredo que o yoga traz benefícios para a saúde, não é mesmo? A prática milenar reduz o estresse, combate a ansiedade, aumenta a concentração e flexibilidade, cria força e ajuda a prevenir lesões. 

Além disso, essa é uma das práticas mais democráticas que existem, todas as pessoas podem participar. Grande ou pequeno, jovem ou idoso, flexível ou não, qualquer um que queira pode começar a praticar - no conforto de casa mesmo!

 De acordo com a pioneira em acessibilizar a prática de yoga no Brasil através da internet, Priscilla Leite, essa arte milenar nos ajuda a ouvir o que o nosso corpo precisa, a mover-se em nosso próprio ritmo e a desenvolver intuição sobre quais sequências ou posturas precisamos e desejamos fazer em um determinado dia. 

+++ VEJA TAMBÉM: Vida fitness: É melhor fazer exercício aeróbico antes ou depois da musculação?
+++ VEJA TAMBÉM: Ficou muito tempo parado? Rotina de treinos progressivos é uma boa dica para voltar a se exercitar
“Se você está cansado pode fazer uma aula mais relaxante, já se você estiver mais animado, uma aula de flow poderá ser muito mais satisfatória. Durante o período da manhã uma prática mais energética te deixará mais disposto e a noite o ideal é que seja feita uma aula mais restauradora e calmante, o que é fantástico para aqueles que praticam o yoga em casa” , explicou a professora que hoje possui o maior canal de yoga do Brasil no Youtube, o Pri Leite Yoga com aulas gratuitas para todos os níveis e propósitos.
 
E, uma dica que a profissional deu para aqueles que querem começar a praticar yoga em casa é tentar cultivar uma atitude lúdica e de aceitação. “Estar presente durante a prática significa permitir-se estar ciente de quaisquer sensações físicas, emoções e pensamentos que estão surgindo no momento. Tente ser criativo e espontâneo. Se você olhar para a prática com um senso de curiosidade, em vez de autojulgamento ou competitividade achará mais fácil se motivar para a aula - e estará mais presente quando praticar” , finalizou a yogini.
 
Ficou com vontade de aprender? Veja algumas dicas que a professora listou para aqueles que desejam começar a fazer yoga no conforto do seu lar.
 
1. Escolha um lugar confortável
A grande vantagem do yoga é que ela é uma prática que pode ser feita em qualquer lugar, mas seria muito melhor se você tivesse um espaço em sua casa onde é mais calmo, relaxante e, onde você não vai ser incomodado. Tudo o que você precisa garantir é que o lugar esteja de preferência bem ventilado e longe de móveis ou objetos pontiagudos. Se quiser pode ser bom e até útil criar uma atmosfera com uma vela ou um incenso.
 
2. Pratique com o estômago vazio
As posturas de yoga são sempre melhor praticadas com o estômago leve ou vazio por causa das diferentes torções. Tente manter um intervalo de 1-3 horas entre suas refeições e sua prática.
 
3. Não se preocupe com roupas
Minha dica é sempre optar por roupas soltas e confortáveis. Sem dúvidas você pode fazer yoga como preferir, no entanto deixar de lado roupas apertadas e acessórios excessivos pode fazer da sua prática um momento mais relaxante.
 
4. É o seu próprio corpo, então seja gentil com ele
Comece com a yoga simples e fácil. Respeite seu corpo indo devagar, ou você pode acabar se machucando. Deixe as posturas super difíceis quando você já estiver segura em fazê-las. Sempre observe seus limites e, especialmente, esteja atento às áreas vulneráveis de seu corpo, como joelhos, quadris, coluna e pescoço. Se você sentir qualquer sensação dolorosa, ajuste, suavize, saia da postura se precisar. Não force!
 
5. Seja consistente
É essencial se regular em sua prática de yoga. Torná-la parte de sua rotina diária ajudará a transformá-la em um hábito. Mesmo que seja uma vez por semana já fará diferença na sua saúde e bem-estar. Priorize o que funciona pra você, seja honesto, estabeleça metas realistas e faça o que puder. Uma prática de ioga de dez minutos ainda é uma prática e definitivamente conta.
 
6. Faça do tempo do ioga um 'momento de diversão para a família'
Quando você pratica sozinho, pode ficar entediado depois de um tempo ou você pode simplesmente ficar com preguiça de se exercitar. Experimentar fazer ioga com sua família ou amigos além de ser benéfico para a saúde de todos também poderá estreitar os laços!


 

Último acesso: 06 Dec 2020 - 01:57:48 (747).