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Vai treinar ao ar livre? Especialista dá dicas para fazer os exercícios de forma adequada

Utilizar máscara, alongar o corpo e higienizar as mãos após o uso de equipamentos estão entre as orientações do especialista

VIVA SAÚDE Publicado quarta 9 dezembro, 2020

Utilizar máscara, alongar o corpo e higienizar as mãos após o uso de equipamentos estão entre as orientações do especialista
Exercício ao ar livre - Pixabay

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou no "British Journal Of Sports Medicine” novas orientações globais em relação aos exercícios físicos e ao comportamento sedentário.

As recomendações são que adultos, idosos e até pessoas com patologias crônicas sejam ativos e pratiquem de 150 a 300 minutos semanalmente de atividades aeróbicas de intensidade média a alta, que podem ser de até 60 minutos de movimentos durante cinco dias ou 40 minutos diários se feitos durante toda a semana. 

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Estamos muito preocupados com o número de pessoas que pararam de se movimentar por conta das restrições que estamos vivendo. Além da atividade física fazer bem para a saúde ortopédica e manter os ossos, articulações e músculos saudáveis, estudos comprovaram que a hospitalização por Covid-19 é menor em pessoas ativas, por isso, os exercícios devem ser incluídos na rotina”, comenta o médico ortopedista e especialista em pé e tornozelo, Dr. Rafael da Rocha Macedo.

Atualmente, é possível treinar em meio a natureza nos parques da cidade ou até mesmo nas ruas. Por isso, o especialista dá algumas dicas para fazer isso com segurança e de forma adequada para evitar lesões. Confira:

- Procure espaços vazios para que seja possível manter o distanciamento de outras pessoas. Segundo estudo realizado pela KU Leuven (Bélgica) e TU Eindhoven (Holanda), para caminhadas o indicado é de 4 a 5 metros, para passeios leves de bicicleta 10 metros e para ritmo mais rápido 20 metros;

- Não esqueça a máscara e sua própria garrafa de água;

- Independente do tipo de atividade que escolher, opte por um calçado adequado e roupas confortáveis, que permitam a transpiração;

-  Carregue com você um frasco de álcool em gel e utilize-o sempre que tocar em equipamentos de praças e parques;

- Alongue-se antes das atividades e respeite os limites do seu corpo;

- Após a realização de uma atividade física é normal sentir alguns desconfortos. Não desista! Mas se eles persistirem procure um médico ortopedista para avaliação.

Último acesso: 19 Jan 2021 - 08:48:45 (1043).