Tudo sobre pull up: Modalidade fortalece antebraços, bíceps, ombros e costas e melhora coordenação

O que você vai precisar é do peso do corpo e de uma barra fixa

VIVA SAÚDE Publicado sexta 6 novembro, 2020

O que você vai precisar é do peso do corpo e de uma barra fixa
Que tal se arriscar? - Pixabay

Você já deve ter visto pessoas em academias ou outros espaços exercitando-se em barras fixas nas paredes.

Essa prática se trata do pull up, uma modalidade de treino funcional que traz uma série de benefícios ao corpo e trabalha os músculos dos braços, ombros e costas!

Em termos gerais, o exercício de movimento é feito a partir da elevação do corpo com a ajuda dos braços. Tudo o que precisa é do peso do corpo e de uma barra fixa. Também, as faixas de resistência também podem ajudar se uma pessoa for iniciante na modalidade. 

+++ VEJA TAMBÉM: Mexe e remexe! Além de queimar muitas calorias, dançar contribui para a memória e promove socialização 
+++ VEJA TAMBÉM: Ballet Blend: Aula que mescla os princípios do balé clássico com a ginástica localizada; Conheça

Benefícios do pull up

  • Fortalecimento muscular dos antebraços, bíceps, ombros, músculos superiores e inferiores das costas;
  • Mobilidade;
  • Coordenação; 
  • Controle corporal.

Como praticar 
Para praticar o exercício de pull up, é necessário, primeiro, ter acesso a uma barra fixa voltada para esse tipo de atividade física. Depois, os passos são os seguintes:

1. Coloque os braços em cima da barra, em uma posição travada;
2. Com as costas retas, use o centro do corpo para se puxar lentamente para cima, de modo que o queixo fique sobre a barra;
3. Mantenha o pescoço relaxado e os cotovelos totalmente flexionados. As pernas também devem estar retas e na frente do corpo;
4. Abaixe-se lentamente;
5. Antes de fazer a próxima puxada para cima, certifique-se de que seus braços estejam estendidos e tente segurar a barra por um breve momento antes de subir novamente;

Em casa
Caso o acesso a academias ou espaços para atividades físicas não seja possível, uma possibilidade é praticar o pull up em casa. Para executá-lo com sucesso, é preciso comprar uma barra específica, vendida pela internet ou em lojas de esporte, e colocar em prática o exercício.

Contraindicação para o pull up
Embora seja bastante democrático, o pull up possui algumas contraindicações. Pessoas com histórico de lesões ou outras dificuldades de mobilidade devem consultar um médico antes de iniciar o exercício. A recomendação também é válida para quem tem dúvida se este é o exercício ideal para o bem-estar do seu corpo.

Último acesso: 06 Dec 2020 - 02:03:22 (753).