Quanto mais tempo você passa com sua mãe, mais tempo de vida ela terá, diz estudo americano

Além de convidar nossos parentes e amigos mais velhos para entrarem em nossas casas, é importante encorajar relacionamentos de idosos.

Quanto mais tempo você passa com sua mãe mais tempo de vida ela terá, diz estudo – Freepik

Convidar sua mãe e sua avó para jantar pode prolongar e melhorar a qualidade de vida delas, mostra um novo estudo. Isso porque pesquisadores da University of California, nos Estados Unidos, descobriram que a solidão desempenha um papel importante no declínio, muitas vezes associado à velhice.

Publicidade

O estudo acompanhou 1.600 adultos, com uma idade média de 71 anos. Apesar de controlar o status socioeconômico e a saúde, os solitários consistentemente mantinham taxas de mortalidade mais altas. Quase 23% dos participantes solitários morreram dentro de seis anos do estudo. Os que relataram companhia adequada e faleceram nesse período, por sua vez, foram apenas 14%.

+++ VEJA TAMBÉM: Você sabia? Lavar louça reduz o estresse, aponta estudo americano

+++ VEJA TAMBÉM: Especialista responde: Afinal, grávida pode pintar o cabelo ou não?

Além de convidar nossos parentes e amigos mais velhos para entrarem em nossas casas, é importante encorajar relacionamentos de idosos. 

Publicidade

É por isso que, apesar da crença popular, as pessoas mais velhas tendem a prosperar nas chamadas “casas de repouso” independentes ou assistidas. Esses arranjos de vida proporcionam mais maneiras de se misturar, conectar, prosperar.

Além disso, passar tempo com os idosos pode ser benéfico para qualquer pessoa, já que a relação simbiótica é inegável. Eles têm o companheirismo e a conversa cruciais para a vida cotidiana, e ao recebermos suas histórias, seus abraços e, melhor de tudo, aquelas famosas e secretas receitas de biscoitos, podemos ter experiências muito ricas e felizes.

Publicidade