Publicidade
Substâncias liberadas na hora de se exercitar – Pexels/Victor Freitas

Sabe aquele exercício que você pratica para fortalecer os seus músculos? Bom, continue fazendo, porque, ao exercer bem esse tecido, substâncias muito benéficas são liberadas pelo corpo. Uma publicação na revista Frontiers in Physiology, intitulada “The role of the muscle secretome in health and disease” (“O papel do secretoma dos músculos em saúde e doença, em tradução livre”, em português) revisou estudos sobre algumas dessas substâncias, em que apenas 5% de suas funções são conhecidas. 

Publicidade

No entanto, a pesquisa ressalta que “estudos futuros irão nos trazer mais perto de desenrolar a função do secretoma muscular na saúde e doenças”. Mas, afinal, quais são os efeitos positivos de algumas dessas substâncias? 

De acordo com o estudo “Muscle-Organ Crosstalk: The Emerging Roles of Myokines” (ou “Conversa músculos-órgãos: o papel emergente das miocinas”, em português, esse exercício muscular ajuda no funcionamento dos neurônios e são importantes para formar memórias, o que ajuda a prevenir ou tratar a demência.

+++ Visualize! Concentração no objetivo é um método que pode facilitar a prática de exercícios 

+++ Exercícios de manhã ou no fim da tarde? Veja os pontos positivos e negativos de cada horário

Publicidade

Outras funções são a proteção do pâncreas contra elementos inflamatórios e a melhora do funcionamento dos vasos sanguíneos. Os benefícios são muitos, ainda mais com o que a ciência poderá descobrir. Então, aí vai a dica: comece a praticar exercícios físicos! O seu corpo só tem a agradecer.

Confira uma sessão de treino para iniciante, no canal da Carol Borba:

Publicidade