Consumo de isotônico por sedentários faz mal à saúde, alerta nutricionista
Bebida é feita para atletas e deve ser consumida apenas em situações controladas
Bebida é feita para atletas e deve ser consumida apenas em situações controladas
Os isotônicos, conhecidos popularmente como “gatorade”, são bebidas compostas por água, carboidratos, sais minerais e vitaminas. Embora o sabor seja agradável e refrescante, os isotônicos não devem ser consumidos por sedentários porque sua composição pode fazer mal à saúde de quem não pratica exercícios físicos.
A nutricionista e educadora física Dani Borges explica o porquê: “Essas bebidas não foram feitas apenas para hidratar o corpo. Isotônicos são repositores eletrolíticos, cujo objetivo principal é a reposição de sais minerais e eletrólitos gastos em atividades físicas de alta performance, com duração de 1 hora e meia ou mais“, afirma.
Atletas que praticam atividades físicas de longa duração e que exigem alto condicionamento físico e resistência muscular, como corrida e musculação, podem consumir isotônicos após treinos intensos.
Já no caso de indivíduos que não praticam exercícios físicos, o consumo recorrente de isotônicos não é indicado porque não há necessidade de repor eletrólitos (já que esses sais não foram excretados durante atividade física de alta performance).
+++ Maltodextrina: para que serve? Faz mal? Saiba tudo sobre o suplemento
+++ A importância da atividade física para quem sofre de dores crônicas
A nutricionista Dani Borges alerta os malefícios: “O consumo em excesso quando não há necessidade e pode gerar problemas, principalmente devido ao aumento de sódio e potássio no organismo. Além disso, esses eletrólitos não são todos excretados pela urina, fator que pode gerar até mesmo sobrecarga dos rins”.
Para se hidratar neste verão, a nutricionista Dani Borges indica que seja feito o consumo de água. Caso você busque uma bebida com um sabor diferente, prefira uma água de coco ou sucos naturais.
Sobre Dani Borges
Dani Borges é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami.