Publicidade

”Não podia ter comido pão”: especialista comenta sobre a frase polêmica de Maíra Cardi

O endocrinologista Henrique Passos explica se o pão é considerado esse ”vilão”, destacado por Maíra Cardi

Endocrinologista fala sobre pão, após fala de Maíra Cardi – Instagram/mairacardi e Freepik/freepik

No último domingo (23), a coach Maíra Cardi deu o que falar nas redes sociais após reclamar que seu marido, Arthur Aguiar, um dos participantes do BBB22, comeu pão durante o programa. Ao receber a imagem da cena, enviada por uma amiga, Maíra mostrou sua indignação em seu Instagram.

Publicidade

Mas, apesar da bronca, e também por ser coach em um programa de emagrecimento, Maíra Cardi não é nutricionista, então sua indignação sobre essa questão pode ir um pouco além do necessário. Pensando nisso, o endocrinologista Henrique Passos, responsável pelas dietas do ator Márcio Kieling e da atriz Carol Nakamura, fala sobre o pão na dieta alimentar.

O PÃO É O VILÃO PARA QUEM BUSCA EMAGRECER?

O pão não é esse inimigo todo que pintam, essa má fama surgiu pelo sucesso das dietas Low Carb, mas não é o grande vilão da sua dificuldade de emagrecer, há outros alimentos mais prejudiciais à saúde e que não ganham tanta atenção por isso”, afirma Henrique.

Publicidade

De acordo com o endocrinologista, o método Low Carb, que consiste em ter um baixo consumo de fontes de carboidrato, é bastante restritivo e, como consequência, ele se transforma nem um padrão. Isso faz com que nesse cardápio restritivo, em harmonia, as chances de ganhar peso e voltar ao peso anterior são muito altas.

+++ Câncer metastático: entenda o diagnóstico de Pelé

“Eu considero que a peça-chave dessa questão é a proporção, tudo que é consumido em excesso não é benéfico para o corpo, para a saúde, o certo é manter um equilíbrio. É possível consumir o pão se você está numa dieta balanceada, e não extremamente restritiva, aconselha.

Publicidade

Para ter o pão em seu cardápio equilibradamente, Henrique aconselha seguir os seguintes passos. “Sempre indico os pães que possuem um número mínimo de ingredientes, isso o torna menos prejudicial. Os comuns, por exemplo, que se encontram com facilidade no mercado, costumam ser ricos em substâncias, como gordura trans, conservantes, aromatizantes, componentes que tornam o produto menos saudável”, diz o endocrinologista.

+++ ‘Chás da Imunidade’: quatro receitas caseiras para fortalecer a sua saúde

+++ Treino durante a gravidez: mãe comenta experiência de ter se exercitado durante toda a gestação

Publicidade

PÃES ARTESANAIS PODEM SER OPÇÃO

Os pães artesanais, que se encontram em alta, são mais aconselháveis para o consumo, já que costumam ser feitos com fermentos naturais e farinha integral. Mas, apesar disso, sempre que for possível, leia a lista de ingredientes, a ordem é feita através da quantidade usada: se a farinha está em primeiro lugar, significa que é o componente mais usado na produção.

Publicidade